O telescópio espacial James Webb, o mais poderoso já colocado em órbita, capturou mais imagens surpreendentes nesta quinta-feira (14). Depois registrar as primeiras galáxias formadas pouco depois do Big Bang, o telescópio agora relevou as primeiras fotos de Júpiter e de sua lua.
O planeta foi visto por meio de infravermelho, que destaca suas diferentes faixas de cor. A imagem também mostra a Grande Mancha Vermelha, que aparece como um grande ponto branco.
"Combinadas com as imagens de campo profundo divulgadas, essas imagens de Júpiter demonstram a compreensão completa do que Webb pode observar, desde as galáxias observáveis mais fracas e distantes até planetas em nosso próprio quintal cósmico que você pode ver a olho nu de seu quintal real", disse à Nasa Bryan Holler, cientista do Space Telescope Science Institute em Baltimore.
O telescópio pode observar os satélites e anéis perto de objetos brilhantes do sistema solar, como Júpiter, Saturno e Marte. Os detalhes do ensaio provam que Webb rastreia alvos e produz imagens nunca antes vistas.
Os anéis de Júpiter também foram registrados pelo telescópio. A captura foi realizada pela NIRcam, a câmera infravermelha.