Caderneta pré-natal para pessoas transgênero é lançada no Brasil
Iniciativa faz parte do programa Transgesta
Uma caderneta pré-natal destinada a pessoas transgênero foi lançada pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). O documento serve para registrar o histórico de exames, consultas e acompanhamento durante a gravidez e puerpério.
O anúncio foi feito durante o 5º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão da Saúde da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), em Fortaleza.
A iniciativa faz parte do programa Transgesta, voltado para inclusão e diversidade no atendimento a pessoas trans no Brasil, e foi desenvolvido em parceria com a Maternidade Climério de Oliveira da Universidade Federal da Bahia (MCO-UFBA).
Veja também
O documento ainda possui campos de informações como nome social, identidade de gênero, e aspectos sobre a utilização de hormônios e realização de mamoplastia masculinizadora. “Percebemos o quanto colocar uma caderneta que foi idealizada para uma mulher cisgênero impacta no pertencimento e envolvimento deles”, afirma a superintendente da MCO, Sinaide Coelho.
A caderneta pré-natal para pessoas transgênero, segundo Andrea Novo, chefe da Divisão de Gestão do Cuidado da MCO-UFBA, oferece atenção personalizada a temas específicos como aleitamento e parto, considerando as necessidades únicas de cada paciente.
Além da MCO-UFBA, a Maternidade Escola do Complexo Hospitalar da UFRJ já adota a Caderneta do Transgesta.