Chá preto: para que serve, benefícios e como fazer

Da mesma planta do chá-verde e do chá-branco, esta infusão é conhecida pela alta quantidade de cafeína

Escrito por Mylena Gadelha , mylena.gadelha@svm.com.br
Xícara de chá preto com folhas ao redor
Legenda: Chá preto tem propriedades como os flavonóides e alta concentração de cafeína
Foto: Shutterstock

Proveniente da mesma planta do chá-verde, a Camellia sinensis, o chá-preto é outra infusão famosa pelos benefícios conhecidos ao organismo humano. Entre os mais comuns citados por profissionais de saúde, por exemplo, estão a capacidade de auxiliar nos estímulos de funcionamento do cérebro, além de ter alta capacidade antioxidante.  

Veja também

A diferença entre os dois chás, nesse caso, é bem simples. Enquanto no verde as folhas estão mais frescas, no chá-preto elas são oxidadas e fermentadas, trazendo um sabor mais intenso a quem o toma, além de propiciar alterações importantes para a capacidade medicinal. 

"A erva é colhida e é colocada em um processo de murchar, que pode durar de 12 a 20 horas. Depois, é enrolada à mão ou em máquinas para, em seguida, ser oxidado. Assim, passa por um processo em que a folha e o broto se modificam por ter contato com oxigênio", explica a nutricionista *Soraya Morly.

Propriedades

Entre as principais propriedades do chá-preto, a cafeína é a que se destaca, já que se apresenta na infusão em abundância. Esse, inclusive, é o composto mais procurado no líquido, utilizado para conceder energia ao longo do dia.

Folhas secas da Camellia sinensis
Legenda: O chá-preto também é preparado por meio da planta Camellia sinensis
Foto: Shutterstock

Ele também possui a presença massiva de flavonóides, compostos com alta capacidade antioxidante. Nessa mistura, também se desta a substância L-teanina, um aminoácido importante ao cérebro, que visa o aumento nos níveis de dopamina, serotonina e ácido gama aminobutírico (GABA).

Quais os benefícios do chá-preto?

Chega a ser difícil citar o chá-preto e não falar sobre as propriedades benéficas para o corpo humano. Como destaca a nutricionista Soraya Morly, a alta quantidade de cafeína na composição faz dele um aliado seguro quando o assunto é aumentar os níveis de energia, assim como a capacidade metabólica. 

No entanto, outros órgãos e áreas do sistema corporal, como é o caso do trato intestinal, por exemplo, também sentem sua influência caso exista uma regularidade na ingestão.

No cérebro

Segundo Soraya, o efeito óbvio da cafeína é simples: concede maior energia a pessoas cansadas e indispostas. Entretanto, o composto também está associado à melhora do humor, como já citado anteriormente.

Chá-preto em xícara ao lado de colher
Legenda: A quantidade ideal de consumo do chá-preto é de 300 ml por dia
Foto: Shutterstock

"Ele pode trazer essa melhora, sendo usado para tratar depressão e ansiedade, devido à presença de L-teanina. Essa substância vai agir no cérebro e aumentar os níveis de dopamina, serotonina e ácido gama aminobutírico (GABA), justamente os neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem-estar e relaxamento", comenta. 

Além disso, por conta da presença dos polifenóis, o chá-preto também protege o cérebro da oxidação das células, efeito causado ao longo do tempo pela ação dos radicais livres.

Ajuda a emagrecer?

Assim como o chá-verde, ele também é pedido por pacientes em consultórios que desejam unir a alimentação balanceada com a ingestão de líquidos que auxiliam no processo de emagrecimento.

Isso porque também possui a ação conhecida da cafeína, essencial quando o assunto é acelerar o metabolismo para facilitar a queima de gordura.

A bebida também tem bons níveis de catequina, segundo a nutricionista Soraya Morly, o que pode ajudar na redução do apetite acentuado e, além disso, na diminuição direta das gorduras do organismo. 

Prevenção de doenças cardiovasculares

Outro dos benefícios do chá-preto é a manutenção do controle do colesterol LDL, observado como fundamental para o bom funcionamento de um organismo.

Veja também

Para isso, atuam os polifenóis e a cafeína. Enquanto o primeiro faz o controle do colesterol, a segunda tem influência direta na dilatação de vasos sanguíneos

Confira alguns dos benefícios do chá-preto:

  • Pode aumentar a imunidade por conta dos taninos presentes, que, ajudam na nossa saúde digestiva, onde são produzidas células imunológicas;
  • Possui efeito antibacteriano;
  • Ajuda a reduzir a incidência de tumores por conta das catequinas;
  • Concede maior energia ao corpo por conta do seu alto teor de cafeína;
  • Ajuda o sistema respiratório, rins e coração devido à presença de um composto chamado teofilina, presente no chá;
  • Pode melhorar o humor e ser usado para tratar depressão e ansiedade, devido à presença de L-teanina.

Contraindicações do chá-preto

Ainda conforme as informações de Soraya, são poucos os grupos que não podem consumir o chá-preto. "Não recomendo para hipertensos, gestantes e crianças, além de pessoas com anemia e pessoas com doenças gastrointestinais em crise", afirma ela.

A especialista aponta que essa recomendação tem como base as informações científicas sobre a capacidade abortiva do chá-preto, por exemplo. 

Veja também

Pode consumir à noite?

Apesar de não significar uma contraindicação, o alerta fica também para quem possui problemas relacionados ao sono. Por conta da presença ativa da cafeína, essa infusão pode afetar diretamente nesse momento tão importante do dia. 

Xícara com chá-preto
Legenda: Chá-preto possui tom de cor avermelhado ou marrom
Foto: Shutterstock

"Devemos consumir até as 15h, para que não atrapalhe nosso sono. A noite é contra indicado pela presença da cafeína no chá", lembra a nutricionista.

Qual a quantidade correta para ingestão?

Assim como tudo consumido em excesso pode fazer mal à saúde, com o chá-preto não seria diferente. A especialista reforça que o ideal é ingerir cerca de 300 ml por dia, ficando atento aos seguintes malefícios que podem surgir quando a marca é ultrapassada:

  • Pode gerar prisão de ventre e atrapalhar absorção de nutrientes;
  • Consegue prejudicar a absorção de ferro gerando anemia; 
  • Também pode ocasionar dores de cabeça, irritabilidade, tontura, alterações do ritmo cardíaco e até convulsão. 

*Soraya Morly é nutricionista graduada pela Unifor desde 2015, pós-graduada em esportiva pela IPGS em 2016, pós-graduada em nutrição clínica e funcional pela VP em 2018, além de pós-graduada em comportamento alimentar pela IPGS em 2019. A profissional também é especialista em modulação intestinal. 

Assuntos Relacionados