Obras de recuperação da barragem de Jati serão concluídas neste domingo, afirma Ministério
Os trabalhos chegaram a 84% e a previsão de término da recuperação da estrutura danificada é do Ministério do Desenvolvimento Regional, que mantém uma equipe de operários trabalhando de forma contínua

Mais de 84% dos serviços de recuperação da barragem de Jati, no Sul do Ceará, já foram executados e a conclusão deve ocorrer neste domingo (30). As informações são do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). O Governo Federal reconheceu, nesta semana, a situação de emergência no Município e autorizou o repasse de mais de R$ 100 mil para demandas urgentes.
No último dia 21, a cidade vivenciou o rompimento do conduto da barragem, que faz parte do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF). Os técnicos ainda debatem sobre as possíveis causas do rompimento e uma auditoria independente será instaurada. Os peritos estarão em campo a partir da próxima terça-feira (1º), segundo o Ministério.
Após o susto, moradores já puderam retornar às suas residências, ao longo desta semana. Porém, os trabalhos na barragem seguem de forma intensa, sob regime de 24 horas. A equipe que trabalha no local tem cerca de 80 profissionais, além de equipamentos - como 45 caminhões, cinco tratores e sete escavadeiras.
Veja também:
- Túnel subterrâneo poderia ter evitado rompimento;
- Rompimento arrastou postes, gerador e carro;
- 'Foi um filme de terror mesmo', diz morador após incidente.
Engenheiros e técnicos da Defesa Civil Nacional, da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura do Ceará (Crea) e da Agência Nacional de Água (ANA) visitaram a barragem para analisar o local do rompimento do duto de concreto e as possíveis causas do acidente. Também foi criado um mapa de risco para auxiliar a população.

Relembre
O incidente que provocou um vazamento na barragem, na sexta-feira (21), aconteceu um dia após o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, visitar a barragem e acionar a comporta de liberação de água. Apesar do susto, o MDR garante que o rompimento não causou danos à estrutura do reservatório.
“Adotamos todas as providências para garantir a segurança e preservar as vidas das pessoas que vivem no entorno da barragem”, pontuou o titular da pasta, Rogério Marinho.
O MDR estima que cerca de 28 mil metros cúbicos de brita grudada e de rocha serão utilizadas para recompor o talude (parede) de jusante (à frente, parte externa) da barragem.
Leia mais:
- Prefeitura de Jati pede reforço policial após relatos de furtos a residências vazias;
- Obras de recomposição da parede da barragem podem levar 10 dias;
- Moradores de Jati não passaram por simulação de evacuação;
- Vídeos mostram desespero e correria de funcionários e moradores após rompimento.
Evacuação
No dia do vazamento, cerca de 2 mil pessoas foram evacuadas preventivamente. Destas, quase 1,3 mil puderam voltar imediatamente, já que suas residências não estavam em área de risco. Na última terça-feira (25), os demais moradores evacuados – 710 que estavam hospedados em casas de familiares e 22 em hotéis – foram autorizados a retornar, por meio de transporte cedido pelo MDR e Prefeitura de Jati.
A Pasta já autorizou o repasse de R$ 100,6 mil para assistência a famílias que foram evacuadas, após reconhecimento federal de situação de emergência em Jati, com decreto publicado no Diário Oficial da União do último dia 25. O documento facilita a aquisição de recursos, por parte da Prefeitura, para ações emergenciais de assistência aos moradores - comida, transporte, etc.
Importante ressaltar que o repasse não tem caráter indenizatório.
