Igreja ressurge das Dunas após ficar 45 anos soterrada

Escrito por Redação ,
Legenda: No alto, o templo atualmente; de acordo com o pesquisador José de Fátima, a foto abaixo foi tirada no dia 10 de outubro de 1898, data em que o padre Antônio Tomaz, o último da direita para a esquerda, foi à Almofala fechar a igreja
Foto: fotos: kid júnior

Quando foi retirar as peças sacras da igreja, antes do soterramento completo, padre Antônio Tomaz recebeu uma tamanca da na cara

Itarema. Em Almofala, distrito de Itarema, a igreja Nossa Senhora da Conceição, ficou soterrada por quase cinco décadas pelas dunas e depois ressurgiu.

No período de 1702 a 1706, os índios tremembés que costumavam caminhar por Almofala resolveram ficar por ali, já que a caça e pesca eram fartas. Nesse período, encontraram uma imagem de Nossa Senhora da Assunção que, segundo a lenda, era de ouro. Daí, improvisaram uma igreja para contemplar a santa. Quem conta a história é o guia turístico Geraldo Neves.

Segundo sua versão, os portugueses se dirigiram até o pajé e negociaram a troca da imagem pela construção de uma igreja de alvenaria, que começou a ser soerguida em 1706 e que só foi inaugurada seis anos depois.

"Por volta de 1897, os ventos começaram a soprar areia sobre a igreja. No ano seguinte, as peças sacras foram levadas para a cidade de Acaraú, de quem Itarema era distrito. Em 1943, a areia já não existia na mesma quantidade e começou a ser retirada pela comunidade. A surpresa foi grande pois, mesmo com o teto destruído, o restante foi preservado", narra Geraldo Neves.

O pesquisador José de Fátima Silva, 60 anos, que desde 1970 estuda a realidade de Almofala, lembra um outro episódio curioso a respeito da igreja. "Em 1898, após receber instruções de dom Joaquim José Vieira, segundo bispo do Ceará, o padre Antônio Tomaz se dirigiu na companhia de mais dois cavaleiros para retirar os objetos sacros e encerrar as atividades no templo, pois o soterramento total era iminente".

Conforme ainda o pesquisador, "por volta das 4h30, o padre rezou a última missa após comunicar aos presentes o fechamento. Foi uma grande comoção. Muitos choraram. Ele já tinha preparado o andor para colocar as peças. Três comerciantes, inconformados com a medida, alegando que traria declínio às vendas, reuniram dois caboclos e uma prostituta chamada Joana Camelo para impedir o padre de consumar a ordem. O resultado foi uma briga violenta de faca, cacete e punhal. Pedro Duro, um dos caboclos, morreu no local. Joana atirou um tamanco na cara do padre Antônio Tomaz".

De acordo com o pesquisador, após todo o fuzuê, as peças, enfim, foram levadas. Somente no dia 23 de janeiro de 1943, o monsenhor Sabino de Lima Feijão celebrou a primeira missa após o templo ser desenterrado.

Colinas de areia

Sobre a função das dunas e o seu papel, a professora, vice-diretora e coordenadora acadêmica do Instituto de Ciências do Mar (Labomar) Maria Oziléa Bezerra Menezes, explica que as dunas ocorrem por toda a linha da nossa costa e podem ser móveis, como a de Almofala, fixas ou semifixas. "São colinas de areia acumuladas por atividades de ventos, mais ou menos recobertas. As que se deslocam incessantemente sob efeito do vento, são chamadas de ativas ou móveis".

As dunas são importantes para o ambiente costeiro. "Elas exercem um papel essencial na estabilidade das comunidades litorâneas. São a primeira linha de defesa do litoral durante os períodos de ressaca e de temporais. Além do mais, absorvem a energia das ondas da ressaca e dos temporais e provêm areia para o período de erosão". (FM)