Fortaleza registra alagamentos em manhã chuvosa; cenário é favorável para precipitação durante o dia

Funceme explica que áreas de instabilidade e efeitos locais contribuem para o registro de chuvas em todas as macrorregiões do Estado

Escrito por Redação , regiao@svm.com.br
onibus passa por ponto de alagamento na washington soares
Legenda: Há registro de pontos de alagamento em vias como a Washington Soares
Foto: Fabiane de Paula/SVM

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) prevê chuvas para todas as oito macrorregiões do Estado nesta quinta-feira (27), quando o céu deverá variar de nublado a parcialmente nublado. 

Fortaleza registra precipitações desde a madrugada. Há pontos de alagamento em vias da Cidade.

Na avenida Washington Soares, motoristas enfrentam alagamento e congestionamento por causa de falha em semáforo no cruzamento com a avenida Edilson Brasil Soares. (veja abaixo os equipamentos com instabilidade) 

engarrafamento na avenida washington soares
Legenda: Engarrafamento se formou na via por causa de problema em semáforos
Foto: Fabiane de Paula/SVM

Causas da chuva

Conforme a Funceme, as chuvas têm relação com a atuação de áreas de instabilidade e efeitos locais, como temperatura, relevo e umidade.

As macrorregiões do Ceará são: Litoral Norte, Litoral do Pecém, Litoral de Fortaleza, Maciço de Baturité, Ibiapaba, Jaguaribana, Cariri e Sertão Central e Inhamuns.

Entre as 7h dessa quarta (26) e as 7h desta quinta, 134 municípios cearenses monitorados pela Funceme registraram chuvas. Atualização das 10h10 do balanço pluviométrico aponta que o maior volume no intervalo de 24 horas foi em Nova Russas  (73,5 milímetros). 

Maiores acumulados até as 10h30

  • Nova Russas 73,5 mm
  • Cedro 73 mm
  • Cariús 69 mm
  • Quiterianópolis 69 mm
  • Baixio 69 mm
  • Catarina 67 mm
  • Jucás 64 mm
  • Ipaporanga 63 mm
  • Arneiroz 63 mm
  • Tamboril 61 mm 

Transtornos em Fortaleza

motociclista em ponto de alagamento
Legenda: Avenida Washington Soares
Foto: Fabiane de Paula/SVM

Em um intervalo de 24 horas, a Capital contabiliza 35.5 milímetros no posto Castelão, 32 mm no posto Messejana, 26 mm no posto Pici e outros 14 mm no posto da Água Fria.

A precipitação perdura desde a madrugada, o que provocou alagamentos em vias nesta manhã. No cruzamento das avenidas Sargento Hermínio com Coronel de Carvalho, próximo ao terminal do Antônio Bezerra, condutores de veículos e pedestres tiveram dificuldade de tráfego por causa do volume de água.

queda de árvore em fortaleza
Legenda: Árvore caiu em cima de veículo na Avenida Padre Antônio Tomaz, esquina com Coronel Jucá
Foto: VC Repórter

A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) informou que três semáforos apresentam instabilidade na Av. Presidente Juscelino Kubitschek X Av. Eldorado; Rua Érico Mota X Av. Bezerra de Menezes; e entre a Prof. Lino Encarnação e Pedro Queirós X Av. Bezerra De Menezes.

Neste momento, agentes da AMC auxiliam no tráfego no túnel da avenida Alberto Sá, que registra alagamento. "A população também pode solicitar o apoio da AMC em ocorrências, via Ciops, por meio do telefone 190", esclareceu o órgão. 

Também nas primeiras horas de hoje, Iguatu, no Centro-Sul do Ceará, teve registro de precipitações com vento, raios e trovões. O cruzamento das ruas Deocleciano Bezerra com Monsenhor Coelho, no Centro, ficou completamente alagado. 

chuva no ceará
Legenda: Alagamento em via central de Iguatu
Foto: Wandemberg Belém

 

 

 

Assuntos Relacionados