Ceará deve ter chuvas isoladas em todas as macrorregiões no fim de semana
A previsão é da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme)
O Ceará deve registrar chuvas isoladas em todas as macrorregiões, em especial no Cariri e na Ibiapaba, neste fim de semana, segundo a previsão divulgada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
"Devemos ter chuvas em todas as regiões cearense, só que, no entanto, essas chuvas devem acontecer de forma mais isolada."
No sábado (29), o céu deve variar entre nublado a parcialmente nublado no Estado. A possibilidade de chuva isolada é alta na maioria das macrorregiões, exceto no Sertão Central e Inhamúns, onde a probabilidade é baixa. Conforme o órgão, as precipitações devem ser de intensidade de fraca a moderada, e de caráter passageiro.
Já no domingo (30), há alta possibilidade de atividade pluviométrica no Cariri e na Ibiapaba. No entanto, na faixa litorânea e no Maciço de Baturité a previsão é de baixa possibilidade de chuva. O céu deve se manter entre nublado a parcialmente nublado.
Precipitação causa prejuízo no Sul do Estado
Nesta sexta-feira (28), barracas de roupas, eletrônicos e artigos religiosos montadas em frente ao Centro de Apoio aos Romeiros, em Juazeiro do Norte, foram atingidas pela chuva e amanheceram danificadas. A estrutura de ferro e a lona vieram abaixo porque não suportaram o volume de água que caiu nas últimas horas.
A Associação informou que, de forma preliminar, os prejuízos financeiros com a perda de itens somam R$ 100 mil, mas os donos de boxes ainda calculam os danos. Cerca de 200 permissionários trabalham no local.
Juazeiro do Norte registrou precipitações de 30,5 mm e 43 mm em dois postos de coleta entre as 7h dessa quinta (27) e as 7h desta sexta, conforme a Funceme.
Maiores chuvas de sexta-feira
Ao todo, ainda no período de 24 horas, choveu em 129 municípios cearenses, tendo o Crato o maior volume (88 mm). Com exceção de Independência, no Sertão Central e Inhamuns, nove das cidades com mais precipitações, inclusive, são da Região do Cariri. Veja os principais acumulados:
- Crato 88 mm
- Independência 82,2 mm
- Caririaçu 80 mm
- Abaiara 76 mm
- Ipaumirim 70 mm
- Potengi 70 mm
- Lavras da Mangabeira (Posto Sítio Tranqueira) 65,4 mm
- Lavras da Mangabeira 64,2 mm
- Missão Velha 64 mm
- Várzea Alegre 60 mm