Onze cidades celebram Sant'Ana

Dos municípios em que Senhora Sant'Ana é padroeira, apenas dois são sede de Diocese: Iguatu e Tianguá

Escrito por Redação ,
Legenda: As festas religiosas incluem romarias, caminhadas e missas
Foto: Foto: Honório Barbosa

Iguatu. Até o próximo dia 26, fé e devoção mobilizam milhares de católicos, em onze municípios do Ceará, que celebram novenário em louvor a Senhora Sant'Ana, mãe de Maria Santíssima: Iguatu, Tianguá, Independência, Jati, Santana do Cariri, Santana do Acaraú, Mocambo, Jaguaruana, Eusébio, Paramoti e Varjota. A festa religiosa nas paróquias inclui alvorada, caminhada pela madrugada, missa, novena, procissão e quermesse.

Dos municípios que adotaram Senhora Sant'Ana como padroeira, dois são sede de Diocese: Iguatu e Tianguá. Há também dezenas de localidades e paróquias que festejam novenário em louvor à mãe de Maria. Os festejos começaram no último dia 17, movimentando as cidades no Interior do Estado.

Em Iguatu, neste ano, o novenário tem como tema central, "Com Senhora Sant'Ana, vivamos à luz da Palavra de Deus". A fundação da paróquia, que se desmembrou da antiga São Mateus (hoje, Jucás), comemora 184 anos, mas os festejos em louvor à padroeira começaram há 286, com a chegada da imagem da santa esculpida em madeira. A celebração é campal e reúne, a cada noite, cerca de três mil devotos, ao lado da Igreja Matriz.

"A festa em Iguatu é estritamente religiosa, reúne a família e representa um marco no fortalecimento da fé, na vivência diária dos ensinamentos de Jesus", ressaltou o padre Carlos Roberto Alencar, pároco da Matriz de Senhora Sant'Ana. "O novenário significa uma espécie de retiro espiritual, priorizando os ensinamentos de Jesus Cristo".

A festa da padroeira de Iguatu é tradicional e tem característica fortemente religiosa, pois após a novena a multidão retorna para casa e há pouca participação na programação social, quermesse e música ao vivo, com artistas locais, sob a coordenação da Paróquia. Diferentemente de outras celebrações de padroeiro, aqui não há shows com bandas de forró. Os devotos participam das celebrações com entusiasmo e a festa em louvor à Senhora Sant'Ana vem crescendo a cada ano. No encerramento, no próximo domingo, dia 26, dedicado ao casal de santos, Ana e Joaquim, comemora-se o dia dos avós, pois eles são os pais da Virgem Maria e, portanto, avós de Jesus Cristo. Haverá tradicional procissão, que deve reunir cerca de 10 mil devotos.

O bispo da diocese de Iguatu, dom Édson de Castro Homem, vai participar do encerramento dos festejos pela primeira vez. "A expectativa é grande, pois se comenta que é uma grande festa religiosa", observou. O pastor deverá dar a bênção final, com o Santíssimo Sacramento no Altar. No Interior, as festas de padroeiro significam uma maior participação, aproximação das pessoas, reencontro, momentos de reflexão da palavra de Deus e uma caminhada nos ensinamentos de Jesus. Reza a tradição que Senhora Sant'Ana exerceu o papel de mãe educadora na fé de Maria. Não há referência na Bíblia sobre Ana, mas outros escritos legaram aos católicos a história da santa, que chegou aos dias atuais pela tradição.

Novenário

Na cidade de Independência, a Paróquia de Senhora Sant'Ana também celebra novenário, defronte à Igreja Matriz, em honra da padroeira. A festa tem mais de 160 anos de história e reúne cerca de três mil fiéis a cada noite. Lá, ocorre missa dedicada ao vaqueiro, às 10 horas, com cavalgada e almoço comunitário. Em Santana do Acaraú e Santana do Cariri, os festejos começaram com alvorada, caminhada missionária pelas ruas da cidade, celebração de missa em frente à Igreja Matriz e café comunitário.

Em Tianguá, diariamente são celebradas missas, às 19h, e, em seguida, novena, com a participação dos fiéis que lotam a praça ao lado da Igreja Matriz, cuja Paróquia pertencia a Viçosa do Ceará e foi criada em 1886.

Honório Barbosa
Colaborador