Tubulação de barragem da Transposição do Rio São Francisco rompe em Jati, na região do Cariri

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), responsável pela barragem, afirma que não há riscos à infraestrutura e nem a regiões do entorno

Legenda: Tubulação da transposição do Rio São Francisco rompe em Jati, na região do Cariri
Foto: VC Repórter

Uma parte da tubulação da barragem localizada no município de Jati, na região do Cariri, rompeu na tarde desta sexta-feira (21). As águas fazem parte da obra de Transposição do Rio São Francisco e vão para o Açude Atalho, em Brejo Santo.

De acordo com o tenente Ailton Lima, do Corpo de Bombeiros Militar de Juazeiro de Norte, houve rompimento de uma tubulação da água que sai da barragem. 

O titular da Secretaria dos Recursos Hídricos do Ceará (SRH), Francisco Teixeira, explicou o que aconteceu para ocasionar o vazamento: "Na ombreira direita, tem uma tubulação que se incia em concreto e depois um bloco, onde está a emenda da tubulação em concreto com a tubulação em aço. Então, parece que nessa emenda houve um rompimento, um vazamento da tubulação. Então, esse jato d'água é devido à pressão. E a única preocupação é porque o jato d'água está sendo lançado na ombreira e no maciço da barragem, e tem um pequeno processo erosivo que, aparentemente, não afeta a estrutura da barragem", disse.

Os testes operacionais no Cinturão das Águas do Ceará serão mantidos, afirma o MDR.

Legenda: Tubulação de barragem do Jati se rompe
Foto: VC Repórter

De acordo com o Ministério, não há riscos à infraestrutura e nem a regiões do entorno. Mesmo assim, de forma preventiva, duas mil pessoas que moram na vizinhança foram evacuadas.

Ainda conforme a MDR, o volume de água no vazamento atingiu a rede elétrica que atende o empreendimento e, por isso, foi preciso instalar um gerador para garantir o fechamento da comporta. 

A barragem em Jati foi inaugurada na última quinta-feira (20), com a presença do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho. 

Quero receber conteúdos exclusivos sobre as regiões do Ceará

Assuntos Relacionados