Eleições 2024 Legislativo Judiciário Executivo

Zema diz que foi mal interpretado ao exaltar trabalhadores do Sul e Sudeste em comparação com outros

As falas do governador de Minas Gerais geraram acusações de xenofobia contra outras regiões do Brasil

Escrito por Redação ,
Romeu Zema
Legenda: O governador de Minas Gerais, Romeu Zema foi criticado após falas consideradas xenofóbricas
Foto: Rafa Neddermeyer/ Agência Brasil

Um dia depois de ter falas apontadas como xenofóbicas, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), alegou que foi "mal interpretado" neste sábado (3). Ele havia, na sexta-feira (2), exaltado os estados do Sul e Sudeste como aqueles "que podem contribuir para este país dar certo", porque neles "há uma proporção muito maior de pessoas trabalhando do que vivendo de auxílio", segundo o governador mineiro. 

As declarações foram dadas durante a reunião Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), realizada na capital de Minas Gerais, Belo Horizonte, com a presença de gestores estaduais dos sete estados que integram as duas regiões. 

Veja também

Durante a abertura do encontro, Zema havia usado o tempo do discurso para exaltar os estados da região, em uma fala considerada xenofóbica após repercussão. 

"Se tem estados que podem contribuir para este país dar certo, acredito que são estes sete estados aqui. São estados onde, diferente da grande maioria, há uma proporção muito maior de pessoas trabalhando do que vivendo de auxílio emergencial", afirmou.

Neste sábado, no segundo dia de reunião do Cosud, o governador afirmou que foi "mal interpretado" e que o auxílio "é importante em momento de pandemia, recessão". 

"Talvez por não utilizar as palavras adequadas, fui mal interpretado. As pessoas recebem o auxílio por não terem emprego. O auxílio é importante em momento de pandemia, recessão", disse.

Assuntos Relacionados