Legislativo Judiciário Executivo

Sem sucesso na unificação, PT Ceará terá duas candidaturas ao diretório estadual

Campo Democrático não conseguiu convencer Campo de Esquerda no projeto de unidade

Escrito por
Bruno Leite bruno.leite@svm.com.br
Adriana Almeida e Conin
Legenda: Adriana Almeida e Conin disputarão presidência no PED 2025
Foto: André Lima / CMFor | Marcos Moura / Alece

A formação de uma chapa única para concorrer ao diretório estadual do Partido dos Trabalhadores no Ceará não foi bem-sucedida. Com isso, o Processo de Eleição Direta (PED) 2025 do órgão partidário terá duas candidaturas.

A proposta, destacada pelo ministro da Educação, Camilo Santana, durante uma entrevista concedida ao Diário do Nordeste na segunda-feira (26), não foi para frente pela falta de acordo com uma das correntes internas, o Campo de Esquerda.

Veja também

Candidata à presidência do PT Ceará pelo Campo de Esquerda, a vereadora da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), Adriana Almeida, confirmou a oferta da proposta que buscava a unificação de chapas.

“Não tivemos acordo e mantivemos nossa chapa e meu nome para presidente estadual, e da Mari Lacerda para presidente municipal”, frisou a parlamentar. Segundo Almeida, sua campanha já foi iniciada.

Na segunda-feira, integrantes do agrupamento da vereadora, que é liderado pela deputada federal Luizianne Lins, se reuniram para debater o tema. Naquela oportunidade, a candidata comentou que não haviam “definido nada ainda”.

Atual presidente do diretório estadual, Antônio Filho, o Conin, também deu início para sua campanha de reeleição, segundo alegou na última quarta-feira (21). 

No dia 20 de maio, o dirigente partidário foi exonerado do posto de chefe da Secretaria Executiva Regional 1 (SER 1) de Fortaleza para, de acordo com ele, poder “rodar o estado” e “visitar os diretórios municipais”.

“Não dá para fazer isso só nos finais de semana. Preferi [sair], para ficar liberado”, explicou Conin à reportagem, naquela ocasião, ao justificar os motivos da sua saída da gestão municipal.

O candidato Conin foi procurado nesta quarta-feira (28) para comentar a movimentação. Não houve resposta até a publicação desta matéria. O conteúdo será atualizado caso haja alguma devolutiva.

Campos Popular e Democrático juntos

Apesar de não ter conseguido atrair o Campo de Esquerda, Conin e seus aliados — incluindo o deputado federal José Guimarães — conseguiram agregar o Campo Popular, formado por nomes próximos do governador Elmano de Freitas, do ministro Camilo Santana e do prefeito da capital cearense, Evandro Leitão.

O sucesso na atração do Campo Popular foi celebrado por Guimarães com uma postagem em seu perfil no Instagram, nesta terça-feira (27). Na publicação, o político aparece ao lado do titular do Ministério da Educação (MEC) e dos mandatários do Palácio da Abolição e do Palácio do Bispo.

“É com esse espírito de responsabilidade e compromisso com o futuro que, anunciamos a união entre as chapas do Campo Democrático e do Campo Popular no PED 2025”, divulgou o parlamentar.

O presidente municipal do PT Fortaleza, o deputado estadual Guilherme Sampaio, uma das lideranças do Campo Popular, foi contatado, mas não houve retorno. O espaço segue aberto para eventuais manifestações. 

Importância do PED

Quem for eleito no PED 2025, em 6 de julho — numa votação em que participam todos os que se filiaram no PT até o dia 28 de fevereiro —, irá comandar os respectivos diretórios por quatro anos. O que significa estar no comando do partido nas próximas eleições, as gerais de 2026 e as municipais de 2028. 

No caso de quem passará a presidir o PT Ceará, por exemplo, isso significa comandar o partido na definição dos representantes para o Governo do Ceará e para o Senado Federal.

Ainda ficará a cargo da direção estadual a definição de chapas proporcionais para a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) e para a Câmara dos Deputados, além da articulação da campanha presidencial no Ceará. 

>> Acesse nosso canal no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias. 

Este conteúdo é útil para você?
Assuntos Relacionados