Evandro Leitão recebe secretariado em jantar para avaliar 2025 e projetar 2026

Encontro de confraternização terá agradecimento e cobrança do gestor aos auxiliares.

Escrito por
Inácio Aguiar inacio.aguiar@svm.com.br
(Atualizado às 10:44)
Legenda: Evandro vai detalhar as obras estruturantes de 2026 e cobrar reforço na saúde e limpeza urbana
Foto: Beatriz Boblitz/Prefeitura de Fortaleza

O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), vai receber o seu secretariado, na noite desta segunda-feira (22), em um jantar de confraternização de fim de ano no Paço Municipal. No cardápio, um balanço do que foi feito em 2025 e um pedido do prefeito de mais empenho e trabalho da equipe para 2026. 

Evandro faz uma avaliação positiva do primeiro ano, mas considera lacunas. Por isso, ele não descarta aproveitar o período de desincompatibilização em março de 2026 para ampliar as mudanças no secretariado. 

Evandro Leitão, que completa um ano no comando do Executivo, quer que o próximo ano seja de mais entregas à população após um período de readequação da máquina pública e de esforço para que o município melhore sua nota de crédito para Capag B, o que vai viabilizar novos investimentos com créditos internacionais. 

Em conversa com esta coluna, o prefeito disse que pretende botar para andar projetos de infraestrutura importantes para diferentes áreas da Cidade, em especial três intervenções viárias: o túnel da Av. Domingos Olímpio, um novo viaduto para ligar o Conjunto Ceará ao distrito de Jurema, em Caucaia, e um outro túnel na Parangaba. 

Além disso, o prefeito vai cobrar dos secretários avanços na prestação de serviços de Saúde, após a ‘solução’, segundo ele, do problema da entrega de medicamentos que, em 2025, foi normalizada. “há apenas problemas pontuais”, indica. 

Reforço na limpeza urbana 

Outro ponto que Evandro tem cobrado é a limpeza urbana. De acordo com ele, ações como a limpeza de mananciais e fim de pontos irregulares de lixo foram questões que avançaram em 2025, mas ainda está longe de solucionar o problema. 

Por conta disso, ele antecipou ao Diário do Nordeste, o desenvolvimento de uma tecnologia para flagrar descarte irregular de lixo e entulhos na cidade por meio de câmeras. A ideia é identificar e punir, de acordo com a lei, os infratores.