Saiba quem é Macaé Evaristo, nova ministra dos Direitos Humanos
Macaé entra para o governo após a demissão de Silvio Almeida, envolvido em denúncias de assédio sexual
A deputada estadual Macaé Evaristo (PT-MG) foi nomeada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para assumir o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC), nesta segunda-feira (9). Macaé entra para o governo após a demissão do advogado Silvio Almeida, envolvido em denúncias de assédio sexual. O anúncio da nomeação da deputada ocorreu logo depois de uma reunião com mandatário da República.
Macaé Evaristo é professora e deputada estadual eleita pelo PT no estado de Minas Gerais em 2022, e também já foi vereadora de Belo Horizonte. Por formação, é graduada em Serviço Social, mestre e doutoranda em educação. Foi a primeira mulher negra a ocupar os cargos de secretária municipal na capital mineira (2005 a 2012) e estadual de Educação de Minas Gerais (2015 a 2018).
Durante o governo de Dilma Rousseff, em 2013 e 2014, foi titular da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação (MEC).
Na área de educação, foi coordenadora de programas relacionados à inclusão indígenas e às cotas para ingresso de estudantes de escolas públicas, negros e indígenas no ensino superior.
Veja também
Demissão de Silvio Almeida
O agora ex-ministro Silvio Almeida foi demitido do cargo de titular da pasta dos Direitos Humanos e Cidadania na última sexta-feira (6). A saída do advogado foi anunciada pelo Executivo Nacional, após ele ser denunciado por assédio sexual. Uma das vítimas da violência seria a também ministra Anielle Franco.
A ministra Esther Dweck, da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, foi nomeada logo após a demissão de Almeida para exercer interinamente o cargo.