O que os governadores do Nordeste vão cobrar de Lula como prioridade para os estados
O encontro, prometido pelo petista desde a campanha, servirá para reunir ao menos três demandas de investimento e de realização de obras dos estados do País
Os governadores do Nordeste desembarcam, nesta quinta-feira (26), em Brasília para reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na sexta-feira (27). O encontro, prometido pelo petista desde a campanha, servirá para reunir ao menos três demandas de investimento e de realização de obras em cada estado do País.
O chefe do Executivo do Ceará, Elmano de Freitas (PT), estará lá e indicou o que considera prioritário para o Estado e para o Nordeste. Já nesta quinta, ele chega à Capital Federal para uma reunião prévia com os governadores de todo o Brasil, que ocorrerá às 17 horas, no Centro de Convenções Brasil. A ideia é alinhar a lista de prioridades para apresentar ao presidente.
Veja também
Tanto no encontro como na reunião com o presidente, os governadores nordestinos devem atuar em bloco para tentar garantir investimentos para os nove estados da região. Na última sexta-feira (20), eles convocaram um encontro do Consórcio do Nordeste, na Paraíba, onde apresentaram as demandas estaduais e regionais.
Demandas regionais
Nesta semana, o governador cearense comentou sobre as prioridades para o Nordeste. Ele listou investimentos em programas de combate à fome e a realização de obras de infraestrutura.
“Ficou muito claro que todos os governadores do Nordeste têm uma preocupação muito grande com a fome, com as obras de infraestrutura e com a oportunidade para o Nordeste no que diz respeito à energia renovável. Temos preocupação em como podemos gerar riqueza e colocar os pobres no projeto para melhorar a vida do povo”.
A fala do petista é reforçada pela do governador da Paraíba, João Azevedo (PSB), presidente do Consórcio. Em entrevista exclusiva ao Diário do Nordeste, ele já havia adiantado que o foco das prioridades seria em temas comuns.
Veja também
“(Como) o combate à fome, esse é um tema que nós temos que estar atentos o tempo todo. Na Paraíba nós temos um programa importante, que está sendo, inclusive, modelo para vários outros estados seguirem. São ações que nós queremos ver chegar à Presidência da República como forma, logicamente, de transformar essa região e tirar esse olhar para o Nordeste como região-problema. Nós somos a solução, nós não somos problema”, disse.
Combate à fome
O combate à fome foi um assunto comum na campanha tanto dos governadores eleitos do Nordeste quanto do presidente Lula. Entre os gestores da região, a pauta foi estabelecida como essencial para ser cobrada do Governo Federal.
"O tema da fome é muito importante para o Nordeste colocar na reunião. Penso que nós temos que trocar experiências e conversar. No Ceará, temos discutido que não vamos ter um único percurso ou uma única modelagem na campanha para superação da fome, vamos usar várias experiências, várias possibilidades e vários caminhos, o importante é que o nosso povo não tenha a manutenção desse sofrimento que é passar fome", argumentou o petista na reunião do Consórcio.
Infraestrutura e energia
Sobre os investimentos em energia sustentável, o petista demonstrou preocupação com a concorrência que há entre os estados. “Estados do Nordeste podem produzir a energia mais barata do Brasil, isso é uma diferença competitiva. Já tem outras regiões atuando para tirar essa vantagem competitiva do Nordeste”, pontuou.
Além do potencial de produção de energia eólica e solar no Nordeste, o Ceará tem tomado à frente na criação da estrutura para a produção de hidrogênio verde. A ideia de ampliar a infraestrutura do setor energético está inclusa na lista de demandas de obras para a região.
“Nós vamos apresentar à presidência da República como proposta, (que) o governo federal comece a pensar numa modelagem tanto de viabilidade econômica como financeira para restauração da nossa malha ferroviária, nossa malha ferroviária que passa em vários estados. Isso é uma ação regional”
Demandas estaduais
O governador do Ceará apresentará ainda uma lista de demandas estaduais. Conforme o Diário do Nordeste mostrou na quarta-feira, uma das prioridades será a parceria federal para a criação de uma estrada duplicada cortando o Ceará de ponta a ponta.
“Nós, do Ceará, estamos levando (para o encontro com Lula), uma estrada duplicada, que queremos que seja duplicada, que corte de Norte a Sul do Estado, queremos a duplicação do Eixão das Águas e queremos recursos para uma estrutura forte e segura da rede pública do Ceará”, disse o governador.
O petista também planeja estabelecer uma parceria para a ampliação da rede de saúde estadual, pauta que foi promessa de campanha. “Nós queremos 100% dos nossos hospitais regionais funcionando a pleno vapor. Inclusive, levando o tratamento do câncer, com a abertura de mais três hospitais e do Hospital da Uece”, disse.