Moraes reforça segurança das urnas eletrônicas: 'na Justiça Eleitoral, só o voto é secreto', diz
Cerimônia de assinatura e lacração dos sistemas das urnas aconteceu nesta sexta-feira (2)
O encerramento da cerimônia de assinatura e lacração dos sistemas das urnas eletrônicas aconteceu nesta sexta-feira (2). Na ocasião, o ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), reforçou que não há segredos envolvendo a Justiça Eleitoral, apenas o voto dos eleitores.
"Nunca isso foi acompanhado por tantas pessoas e isso é muito bom, porque legitima cada vez mais a Justiça Eleitoral. Isso mostra que a Justiça Eleitoral atua de forma pública, transparente e confia nos seus sistemas. Não há nada de secreto na Justiça Eleitoral. A única coisa secreta é o voto”, afirmou o ministro.
De acordo com informações do portal g1, Moraes e outras autoridades assinaram digitalmente os sistemas que serão usados nas urnas nas Eleições 2022. Os sistemas estão lacrados, em uma sala-cofre, para garantir que não haja alterações.
Veja também
Segurança ao eleitor
O TSE informou que esses processos proporcionam segurança ao eleitor, garantindo que o voto registrado na urna será computado de forma totalmente transparente e segura. O evento colocou em prova a integridade e a autenticidade dos programas eleitorais que serão utilizados nas urnas.