Apuração Eleições 2024 Legislativo Judiciário Executivo

Em evento com Ciro, Tasso diz que decisão sobre aliança foi 'truque jurídico de infiltrados no PSDB'

Partido teve de retirar candidatura ao Senado de Amarílio Macêdo da chapa com PDT no Ceará

Escrito por Jéssica Welma, Luana Barros ,
Senador Tasso Jereissati
Legenda: Senador Tasso Jereissati durante evento do PDT em Fortaleza
Foto: Thiago Gadelha

O senador Tasso Jereissati (PSDB) falou neste domingo (21) sobre a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de manter a neutralidade do PSDB no Ceará nas eleições majoritárias e retirar a candidatura ao Senado de Amarílio Macêdo.

Ele participou da inauguração do comitê de campanha do candidato a presidente Ciro Gomes (PDT) e do candidato ao Governo do Ceará Roberto Cláudio (PDT), em Fortaleza. Na segunda-feira (22), o presidente da federação PSDB-Cidadania, Chiquinho Feitosa (PSDB), comentou as falas do cacique tucano.

Veja também

ParaTasso, a decisão foi uma "manobra" jurídica. Ele ainda ressaltou que a aliança é intenção tanto do PSDB nacional como estadual.

"O PSDB nacional quer essa coligação, o PSDB estadual quer essa coligação, e nós estamos aí lutando na Justiça por causa de indivíduos infiltrados no PSDB que conseguiram uma manobra, um truque jurídico", disse Tasso.

"É a primeira vez na história, que eu saiba, desde que entrei na política, que quem decide a coligação é o meio judicial", ressaltou.

Tasso ainda disse que "tem umas coisas estranhas acontecendo", em referência a relações jurídicas no processo, mas não deu detalhes.

Discurso no evento

No palanque, Tasso falou também sobre a despedida de cargos eletivos, já que seu mandato se encerra neste ano.

"Chegou o momento, depois de quase 40 anos, de ir pra casa e deixar os mais jovens assumirem a liderança. No entanto, eu não podia me despedir do povo cearense sem dar uma palavra forte nessas eleições pela importância que têm", ressaltou o senador, antes de defender a candidatura de Roberto Cláudio.

Resposta

Na última segunda-feira (22), o presidente da federação PSDB-Cidadania no Ceará, Chiquinho Feitosa (PSDB), responsável por comandar a convenção que decidiu pela neutralidade na sigla, participou da inauguração do comitê do candidato ao Governo do Ceará pelo PT, Elmano de Freitas. No local, o tucano comentou as declarações de Tasso.

"A decisão judicial só confirmou o que nós fizemos, nós tínhamos plena consciência de que estávamos fazendo o correto. Seguindo todos os procedimentos como deveria ser (...) Não sei pra quem foi a crítica dele, ele conhece todos os ministros daquela corte, sabe da seriedade de cada um deles", disse.

Chiquinho garantiu que agiu "com a melhor das boas intenções e da forma mais correta possível". Ele enfatizou ainda que votar pela neutralidade do partido no Ceará foi uma decisão tomada de "maneira consciente e sabendo que estava fazendo tudo corretamente". 

"Custo a acreditar que o Tasso disse isso, porque ele é um homem que respeita decisão judicial. O que eu posso esperar do senador Tasso é exatamente o que ele é, que é um homem que respeita as opiniões, respeita a democracia e a justiça", concluiu. 

 

Este conteúdo é útil para você?
Assuntos Relacionados