Apuração Eleições 2024 Legislativo Judiciário Executivo

Deputado propõe lei que proíbe restaurantes de cobrarem taxa por garrafas térmicas de água

Medida foi apresentada após consumidora ser impedida, em um estabelecimento na Capital, de beber a água que estava no recipiente

Escrito por
Alessandra Castro alessandra.castro@svm.com.br
Garrafa térmica
Legenda: Projeto busca evitar práticas abusivas
Foto: Reprodução

O deputado estadual Lucinildo Frota (PDT) apresentou, nesta quinta-feira (6), projeto de lei que busca proibir bares e restaurantes de cobrarem "taxa de rolha" aos consumidores que utilizem as próprias garrafas térmicas com água nos estabelecimentos. 

A medida foi protocolada na Casa após uma cliente ter sido constrangida em um restaurante de Fortaleza, por portar e utilizar a garrafa com água no local, no último domingo (2). 

Veja também

Na ocasião, placas indicavam a vedação do uso do recipiente no estabelecimento. Todavia, a Lei Estadual 12.640/96 obriga o fornecimento gratuito de água potável filtrada, não mineral, aos clientes nos locais de consumo, por se tratar de item essencial.  

Para evitar brechas na interpretação da legislação e do próprio Código de Defesa do Consumidor, o parlamentar quer acrescentar um artigo à Lei Estadual para permitir porte e utilização de "garrafas térmicas ou recipientes similares exclusivamente com água para consumo" dentro das dependências dos locais. 

Para valer, a medida ainda precisa ser apreciada pelas comissões temáticas da Casa, aprovada em plenário e sancionada pelo governador Elmano de Freitas (PT). 

Este conteúdo é útil para você?
Assuntos Relacionados