Legislativo Judiciário Executivo

Cid defende que Izolda Cela deixe Ministério da Educação para ser opção nas eleições de outubro

Nome da ex-governadora tem sido ventilado como possível candidata para disputa em Sobral

Escrito por Alessandra Castro, Luana Barros , alessandra.castro@svm.com.br
Cid
Legenda: Senador reforçou que a ex-governadora é um "grande quadro" na disputa eleitoral deste ano
Foto: Kid Júnior

O senador Cid Gomes (PSB) defendeu que a ex-governadora e secretária-executiva do Ministério da Educação (MEC), Izolda Cela (PSB), esteja à disposição do partido para ser candidata na eleição deste ano. O nome da gestora tem sido ventilado, nos bastidores, para encabeçar chapa em Sobral. 

Veja também

A declaração foi dada nesta sexta-feira (5), no evento de assinatura da ordem de serviço do Ramal do Salgado, no distrito Suassurana, em Iguatu, com participação do presidente Lula (PT). Na ocasião, o chefe do Executivo federal também visitou obras da Transnordestina no Estado. Cid foi um dos políticos cearenses que esteve no palco presidencial. 

"A Izolda é um grande quadro. Eu penso que a Izolda deve estar apta a participar do processo eleitoral. A legislação brasileira estabelece que: quem ocupa cargos de direção, assessoramento, secretário, para se candidatar a vereador, tem que se desincompatibilizar hoje; para ser candidato a prefeito ou vice-prefeito, pode se desincompatibilizar com quatro meses de antecedência nesses cargos maiores" 
Cid Gomes (PSB)
Senador do Ceará

O senador, no entanto, não disse em qual município ela deve estar apta para a disputa. A secretária-executiva do MEC tem negado conversas sobre eleição, mas não fechou a porta para uma eventual candidatura. 

Após deixar o PDT em 2022, Izolda se filiou apenas neste ano ao PSB. A movimentação, porém, não foi considerada por ela como estratégia eleitoral.

"Realmente, não tem nenhuma conversa, nem proposta, nem nada ainda na mesa com relação à candidatura. O convite foi para filiação, aí eu acompanho o Cid Gomes sempre com muita honra", disse a ex-governadora no evento de filiação.

Possibilidade em Sobral

Berço político de Izolda, onde foi secretária da Educação da gestão de Cid Gomes como prefeito, Sobral deve ter disputa acirrada em 2024 pela sucessão do atual gestor, Ivo Gomes (PSB), irmão de Cid. O nome que deverá ser apoiado pelo grupo, no entanto, segue sendo uma incógnita.

Veja também

Nesta sexta, o senador reforçou que, em sua terra-natal, as definições eleitorais serão comandadas por Ivo. 

"Eu respeito muito as instâncias. Na minha cabeça, quem tem que conduzir o processo sucessório em Sobral é o prefeito Ivo Ferreira Gomes. Ele é quem vai conduzir o processo. Ele, penso que acertadamente, não deseja antecipar. O período de definição de candidaturas só pode acontecer depois do dia 20 de julho, então, ele acha que não tem necessidade de antecipar esse processo. Eu respeito e concordo", frisou o senador.

Assuntos Relacionados