Legislativo Judiciário Executivo

Cassação de Gabriel Monteiro é aprovada por Conselho de Ética após acusações de estupro

O resultado do pedido de cassação será definido na próxima terça-feira (16) na Câmara

Escrito por Redação ,
Gabriel Monteiro em entrevista à TV Globo
Legenda: Gabriel Monteiro chegou a virar réu por filmar sexo com adolescente no Rio de Janeiro, em maio de 2022
Foto: Reprodução/TV Globo

O pedido de cassação do mandato do vereador Gabriel Monteiro (PL) foi aprovado por unanimidade pelos sete vereadores que integram Conselho de Ética da Câmara do Rio de Janeiro. A decisão foi tomada nesta quinta-feira (11) a partir do relatório final do vereador Chico Alencar (PSOL). As informações são do g1.

No documento, Monteiro denunciou quebra de decoro parlamentar após o ex-policial militar e youtuber ser investigado por suspeita de estupro e assédio. Além disso, também é alvo de acusações por forjar vídeos nas redes sociais. 

Veja também

Conforme o vereador Chico Alencar, a votação não busca perseguir ninguém. No entanto, ele aponta que "um parlamentar tem o dever elementar de se comportar com elevação moral dentro e fora da casa".

Após a aprovação, o resultado do pedido de cassação ainda será definido em votação no plenário da Câmara na próxima terça-feira (16). 

Votação na Câmara

A votação que acontecerá no plenário definirá se Monteiro será considerado culpado da acusação de quebra de decoro. No momento, também deve ser definida a punição. 

Apenas 50 vereadores poderão votar. A cassação do mandato do ex-policial ocorrerá se receber 34 votos. No caso da suspensão do mandato, são necessários 26 votos.

Veja também

Gabriel Monteiro pôde incluir alegações finais no processo antes da votação de quinta. A defesa do parlamentar incluiu  um documento com 47 páginas.

Pedido de cassação 

O relatório que pede a cassação do mandato de Monteiro, criado pelo vereador Chico Alencar (PSOL), chega a classificar os atos praticados pelo ex-policial como "inquestionavelmente graves". 

"O exercício de mandato público é respeito à dignidade, sobretudo dos mais vulneráveis, e não postura de manipulação, arrogância e mandonismo".
Relatório
Chico Alencar

No documento, Chico ainda detalha que dentre os motivos para a cassação do vereador, estão:

  • A edição e manipulação de vídeos,
  • Violações do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA);
  • Denúncias de crimes sexuais, agressões e intimidações contra ex-assessores e cidadãos.
Assuntos Relacionados