Legislativo Judiciário Executivo

Augusta Brito assume Procuradoria Especial da Mulher no Senado Federal

A senadora cearense também foi Procuradora da Mulher na Alece

Escrito por
Luana Barros luana.barros@svm.com.br
(Atualizado às 14:34)
Duas mulheres e um homem posam sorridentes para foto em ambiente interno. A mulher à esquerda usa camisa branca e colete preto, o homem ao centro veste terno azul e camisa clara, e a mulher à direita está de blazer verde sobre blusa preta
Legenda: Augusta Brito em reunião com Davi Alcolumbre nesta terça, quando assumiu Procuradoria da Mulher; também participou a líder da bancada feminina, Professora Dorinha Seabra
Foto: Reprodução/Instagram Senado

A senadora Augusta Brito (PT) assumiu, nesta terça-feira (9), a Procuradoria Especial da Mulher do Senado Federal. A designação foi confirmada por ato do presidente da Casa, o senador Davi Alcolumbre. 

A cearense assume o cargo no lugar da senadora Zenaide Maia (PSD-RN) e deve seguir como procuradora da Mulher do Senado Federal até 2027. 

Veja também

A Procuradoria Especial da Mulher foi criada em 2013 no Senado para que haja uma participação "mais efetiva no debate sobre questões de gênero e na luta pela construção de uma sociedade em que mulheres e homens tenham os mesmos direitos". A Procuradoria também fornece "mecanismos legais e práticos" para oferecer apoio a mulher "em todas as situações de vulnerabilidade". 

A senadora ocupou cargo semelhante durante o mandato como deputada estadual. Ela foi Procuradora Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) entre os anos de 2017 e 2022. 

O anúncio foi celebrado por aliados de Augusta Brito, incluindo a vice-governadora do Ceará e secretária estadual das Mulheres, Jade Romero (MDB), e a atual Procuradora Especial da Mulher na Alece, Juliana Lucena (PT).

Este conteúdo é útil para você?
Assuntos Relacionados