Alexandre de Moraes enviará relatório do inquérito do golpe à PGR na terça (26), diz site

Foram indiciadas 37 pessoas pela Polícia Federal. O grupo deve responder por tentativa de golpe de Estado e abolição violenta do Estado Democrático de Direito

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), deve enviar à Procuradoria-Geral da República (PGR), nesta terça-feira (26), o relatório do inquérito que apura a tentativa de golpe de Estado no Brasil. Segundo o G1, a informação inicial era de que o material seria entregue nesta segunda, mas isso mudou.

Moraes analisa as conclusões apresentadas pela Polícia Federal, que decidiu indiciar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outras 36 pessoas por tentativa de golpe de Estado e abolição violenta do Estado Democrático de Direito. Os crimes teriam sido cometidos em 2022, logo após o resultado das eleições gerais daquele ano. 

Após receber o inquérito, a PGR deve, também, avaliar o documento e decidir os novos rumos da investigação contra os indiciados.

De acordo com o G1, que ouviu integrantes da Procuradoria, o material só deve ser transformado em denúncia a partir de 2025.

Indiciados

O inquérito que investiga uma tentativa de golpe de Estado após as eleições gerais de 2022 foi concluído pela Polícia Federal com 37 pessoas indiciadas, entre elas, o ex-presidente Bolsonaro e o ex-ministro da Casa Civil e da Defesa, Braga Netto.

Também compõem a lista o ex-deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ), o ex-ministro da Justiça Anderson Torres, o ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno, o ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, o tenente-coronel Mauro Cid, e outros.

O grupo deve responder pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e organização criminosa.