Sebrae orienta negócios turísticos como retomar atividades de forma segura

Bem-estar e limpeza são as palavras de ordem para turistas que procuram um destino de viagem pós-pandemia.

Escrito por Sebrae-CE ,
Imagem de turistas usando máscaras na recepção de um hotel.

Viver uma boa experiência de viagem envolve sentir-se muito bem no destino turístico. Especialmente agora, com a pandemia da Covid-19, essa sensação precisa ser ainda mais reforçada para atrair o turista. Neste sentido, as empresas de turismo têm um papel fundamental, ao cumprir todos os protocolos e cuidados sanitários. “O bem-estar será a palavra de ordem, ao se procurar um destino”, enfatiza Juniar Ellyan, gestora estadual do turismo do Sebrae-CE. “O maior desafio é manter os mais altos padrões de higiene, protegendo a saúde dos funcionários e dos clientes, mantendo o distanciamento físico ao lidar com o grande número de clientes cada vez mais exigentes, abrir os estabelecimentos e garantir a excelência nas práticas recomendadas pelos órgãos competentes e pelos decretos estaduais”, completa.

Um dos setores mais afetados pela pandemia, o Turismo tem muitos desafios nesta retomada econômica. Para ajudar os negócios do setor, o Sebrae-CE, por meio do seu programa Revita, disponibiliza uma gama de conteúdos, especialmente criados para os meios de hospedagem, agências de Turismo, empresas de eventos e negócios de Turismo em áreas naturais. “O papel fundamental do Sebrae é criar e disseminar soluções que venham atender às necessidades das empresas, não só em momentos de estabilidade econômica, mas, sobretudo, em períodos difíceis e de incertezas como esse que atravessamos com a crise do novo coronavírus”, afirma Juniar Ellyan. 

Para isso, completa a gestora, o Sebrae conta com uma rede de atendimento, por meio da qual as empresas podem lançar mão de muitas soluções subsidiadas ou gratuitas, como cursos, consultorias, e-books, cartilhas, vídeos e orientações que vão ajudar os empresários na preparação e adequação de suas atividades para esse novo horizonte que se descortina.

Os materiais disponíveis para o setor turístico orientam sobre a segurança e a saúde pública, de trabalhadores, gestores e clientes, sobretudo este último, trazendo também informações para que o consumidor conheça as boas práticas do setor e se sinta confiante para voltar à rotina de consumo. Vale ressaltar que os materiais não se sobrepõem aos protocolos exigidos pelas autoridades locais, por isso recomenda-se estar atento aos decretos estaduais.

Comunicar

Aplicar todas as medidas de segurança sanitária é fundamental para a segurança do turista, mas comunicá-las é tão importante quanto para que o cliente se sinta tranquilo em tomar decisões por um destino ou meio de hospedagem. “Não basta adotar corretamente as medidas. É importante comunicar aos clientes que o estabelecimento é comprometido com as boas práticas, para que eles se sintam seguros”, reforça a gestora.

E essa comunicação pode ser transmitida de diversas formas, desde a afixação de placas sinalizadoras nos ambientes, como também a utilização das ferramentas online. “A sobrevivência das empresas pós-pandemia vai ficar cada vez mais atrelada à presença digital, seja no trato da gestão do negócio, seja na promoção das vendas de forma remota, disponibilizando plataformas de reservas de todos os serviços turísticos, de atividades e experiências que o turista venha demandar”, avalia a gestora do Sebrae-CE.

Atitude empreendedora

Para dar a volta por cima e superar a crise, os empreendedores do setor turístico precisam se adaptar e se reinventar. “Devem compreender qual o verdadeiro papel do Turismo nesse ‘novo normal’, para poder traçar as estratégias; conhecer e entender um turista diferente e cada vez mais conectado; rever seu modelo de negócio para se reposicionar no mercado; construir uma boa imagem do seu negócio nas redes sociais; ficar atento para os aspectos sócio ambientais, enfim, rever conceitos, propósitos, objetivos, público alvo e as estratégias da sua empresa/destino”, ensina Juniar Ellyan.

Selo Sebrae

As empresas agraciadas em 2019 como Selo de Qualidade em Serviços do Sebrae-CE terão um tratamento diferenciado nesta retomada das atividades. Os contemplados da última edição terão acesso a uma jornada diferenciada de capacitações e consultorias. “Diante do novo contexto decorrente da pandemia, torna-se necessário adequar o Selo de Qualidade em Serviços do Sebrae-CE à nova realidade. Desta forma, em 2020, os contemplados pelo Selo na última edição terão um tratamento diferenciado, porém só em 2021 retornaremos com um programa remodelado para atendermos às empresas nos aspectos de qualidade em serviços e biossegurança. Aguardem novidades”, antecipa Juniar Ellyan.

O Selo de Qualidade em Serviços é uma comenda anual que reconhece as empresas que se destacaram pela excelência no atendimento e na prestação de serviços. Criado em 1996, o Selo tem o objetivo de estimular a implantação de melhorias nos produtos e serviços ofertados nas empresas do ramo de hospedagem, alimentação e eventos, bem como orientar e capacitar empreendedores e colaboradores em gestão e tecnologia.

 

Conheça algumas medidas de segurança:

- Nos meios de hospedagem, o autosserviço deve ser cancelado. Caso o estabelecimento faça questão do serviço de café, água, chá e etc., pode optar por manter um profissional para que possa servir estes itens aos hóspedes diante da demanda do cliente;

- Estimule o check in à distância, evitando contato pela recepção;

- Reserve um local para receber grupos de risco;

- Prefira receber pagamentos pelo cartão ou outros meios digitais;

- Coloque divisórias de vidro na recepção;

- Áreas de uso comum devem ser higienizadas com frequência e as piscinas, fechadas;

 - Altere os móveis e o layout das áreas de convivência para facilitar o distanciamento social e eliminar pontos de contato desnecessários;

- Higienize a bagagem na chegada dos hóspedes, especialmente nas alças;

- Visando a facilidade para a limpeza do quarto, neste momento é importante que sejam removidos todos os itens que podem ser considerados supérfluos, como tapetes, almofadas, cabides em excesso, revistas, blocos de anotações, canetas e lápis;

- As agências devem realizar atendimento à distância ou, em caso de atendimento presencial, agendar com antecedência.

Saiba mais em: www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/protocolosderetomada

 

Imagem da logomarca Sebrae

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