Prefeitura trabalha roteiro cultural

Escrito por Redação ,
Legenda: O titular da Setfor afirma que estão sendo montados roteiros incluindo museus e pontos históricos da Capital, como a Praça do Ferreira
Foto: FOTO: KID JÚNIOR

Com o intuito de atrair o interesse do turista estrangeiro em permanecer mais tempo em Fortaleza, a Secretaria Municipal de Turismo (Setfor) está trabalhando um conjunto de ações no sentido de ampliar os atrativos da cidade, como a requalificação da Beira-Mar, a roda-gigante, os ônibus hop on hop off (double deck) e os roteiros turísticos pelo Centro histórico.

"O turista estrangeiro gosta muito da cultura local. Ele gosta de conhecer e desbravar a cultura da cidade. Então nós estamos trabalhando em alguns roteiros turísticos em Fortaleza, como um pelo Centro histórico, começando pelo Observatório de Fortaleza, Praça do Ferreira, Leão do Sul, Museu do Ceará, igrejas", explicou o secretário da Setfor, Régis Medeiros.

Leia ainda:

> Turismo internacional deslancha no Ceará
> Praias e cultura do Estado atraem mais estrangeiros
> Comércio sente os efeitos do maior número de visitantes
> Portugal e França são principais emissores
> Capital deve ter voos diretos para 14 destinos no exterior
> Stopover estimula permanência do turista
> Fortaleza e Salvador disputam rota para Londres
> Acordo entre aéreas promete deixar a Ásia ‘mais perto do’ CE

Museus

Segundo ele, o Centro de Fortaleza tem 13 museus, diversas igrejas, praças, entre outros equipamentos que são boas opções de roteiros. "Existe um roteiro só de praças, outro de igrejas, um de museus e um roteiro que pega o melhor de cada um desses pontos. Só aí eu estou falando de quatro roteiros turísticos".

Medeiros afirmou ainda que esses roteiros já existem e que são feitos por guias turísticos. "Porém, nós vamos potencializar isso, trabalhar juntos e divulgar. Nós temos pensado muito nesses roteiros", garantiu o secretário do Turismo de Fortaleza.

"Não estou falando só de equipamentos, mas também do que o turista gosta de fazer na cidade. Além disso, o ônibus turístico vem para agregar esses roteiros", acrescentou Medeiros.

Hop on hop off

De acordo com o secretário do Turismo de Fortaleza, o hop on hop off já estaria rodando em aproximadamente 60 dias.

"A empresa que ganhou a licitação já passou todos os prazos e nós estamos indo a Salvador fazer o roteiro que existe lá, para ver como funciona", contou.

"Eles (a empresa Filuca) nos pediram mais duas ou três semanas para apresentarem o projeto", afirmou, ainda, o secretário Régis Medeiros.

'Enlatando'

"Nós estamos enlatando o produto Fortaleza para que a gente possa vender cada vez melhor. E o estrangeiro adora isso, mais até que o turista brasileiro", acrescentou o secretário do Turismo de Fortaleza, Régis Medeiros ao afirmar também que a rota dos ônibus turísticos não é engessada.

Ampliação

"Ela pode ser ampliada a todo momento. É uma coisa aberta. A nossa obra da Beira-Mar já começa em agosto. O prefeito (de Fortaleza) Roberto Cláudio deverá nas próximas semanas apresentar como será a obra do Polo da Varjota. O cronograma da roda-gigante está correndo, dentro do prazo". (HRN)

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.