Acordo entre aéreas promete deixar a Ásia 'mais perto do' CE

Cooperação entre os grupos tem sido aprofundada e importante para ampliar a oferta de voos

Escrito por Redação ,
Legenda: Governos brasileiro e cearense se unem à Air France-KLM e à China Eastern Airlines para tornar as viagens entre o Estado e os países asiáticos mais rápidas, abrindo as portas para a ampliação do número de turistas vindos de países como a China

A possibilidade de o Ceará receber visitantes asiáticos em maior volume tem se tornado a cada dia mais proeminente. Dessa vez, os esforços dos governos cearense e brasileiro se juntaram aos planos econômicos da Air France-KLM e da China Eastern Airlines. Os dois grandes grupos da indústria de aviação anunciaram recentemente a intenção de expandir a parceria de joint venture a partir de 2019.

"Estamos construindo um relacionamento amplo, forte e de longo prazo com nossas parceiras em território chinês. Com a China Eastern, a China Southern e a Xiamen Airlines, todas membros da Skyteam, somos líderes em quantidade de voos e conexões entre a Europa e a China. E isso reflete em possibilidades para o mundo todo, já que operamos em 314 destinos em 116 países e, no Brasil, não seria diferente", afirmou o diretor comercial Air France-KLM para América do Sul, Seth van Straten.

Leia ainda:

> Turismo internacional deslancha no Ceará
> Praias e cultura do Estado atraem mais estrangeiros
> Comércio sente os efeitos do maior número de visitantes
> Portugal e França são principais emissores
> Prefeitura trabalha roteiro cultural
> Capital deve ter voos diretos para 14 destinos no exterior
> Stopover estimula permanência do turista
> Fortaleza e Salvador disputam rota para Londres
 
De acordo com ele, as operações do Grupo franco-holandês no mercado brasileiro são prioridade na América Latina, assim como a China é primordial na Ásia. "Em ambos os lados oferecemos mais opções de voos e conexões, partindo de nossos hubs poderosos de Paris-Charles de Gaulle e Amsterdam-Schiphol, para que possamos levar nossos clientes de um lado do mundo ao outro, com o que há de melhor em produtos e serviços, e mais rápido. Quando tomamos como exemplo o tempo de voo de Fortaleza para a cidade de negócios mais importante da Ásia, que é Xangai, somos o Grupo que realiza essa operação de maneira mais ágil", completou.

Com o novo acordo, as três companhias membros da aliança Skyteam vão cooperar com duas rotas adicionais operadas em codeshare - Paris-Wuhan and Paris-Kunming. Com a ampliação do joint venture, Air France-KLM and China Eastern vão oferecer também a escolha de mais destinos, além das bases dos parceiros, e vão proporcionar aos viajantes entre Europa e a China aproveitar-se ainda mais de opções de viagens.

Dessa forma, tanto brasileiros quanto asiáticos podem viajar de um lado do mundo ao outro saindo da Capital cearense, com uma rápida conexão em Paris e Amsterdã, até os destinos da China, por exemplo. Em média, a viagem dura entre 23h e 30h, dependendo da duração da conexão em um dos hubs do Grupo franco-holandês.

O acordo de colaboração estratégica estende o número de voos oferecidos pelo grupo Air France-KLM a 41 semanais rumo a Xangai.

Fortalecimento

A parceria entre as empresas deve aumentar a capilaridade de destinos tanto na Europa quanto na Ásia. As duas companhias possuem milhares de destinos, alcançando cidades na Oceania, África e Américas.

"Nós estamos muito orgulhosos de afirmar que a nossa ambição de alcançar o fortalecimento de nossos laços em 2019. Nós estamos construindo um relacionamento forte e de longo prazo entre nossos dois grupos para oferecer uma escolha cada vez maior para os nossos clientes entre a Europa e a China. Pelo fortalecimento da joint venture, nosso Grupo prossegue com sua estratégia para a Ásia", afirmou Patrick Alexandre, vice-presidente executivo Global de Alianças e Vendas do Grupo.

Para o presidente da China Eastern Airlines, Liu Shaoyong, a cooperação entre os grupos tem sido continuamente aprofundada com a joint venture sendo mais um passo significante do acordo. "A assinatura desse acordo é o início da cooperação para os próximos cinco anos e pode ser um momento memorável e histórico. Eu acredito com firmeza que a parceria entre as nossas duas maiores companhias proporcionará aos nossos clientes maiores variedades de viagens e melhores experiências. Enquanto isso, a parceria entre China Eastern Airlines e Air France-KLM pode definitivamente desenvolver um modelo de cooperação na indústria de transporte aéreo", comentou.

Air France e China Eastern iniciaram uma cooperação em 2000 com um acordo no formato de codeshare na rota Paris-Shanghai. KLM se juntou a esse joint venture em 2016, portanto estendendo o acordo na rota Amsterdã-Shanghai. Desde outubro de 2017, a China Eastern Airlines mantém participação de 8,8% da Air France-KLM.

China Eastern

Com sede em Xangai, a companhia está entre as três maiores empresas de transporte aéreo da China. De acordo com a aérea, a empresa opera uma frota de mais de 600 aviões, sendo uma das frotas mais jovens do mundo, com uma média de 5,5 anos de uso. Como membro da Skyteam, a China Eastern transporta mais de 100 milhões de passageiros em todo o mundo, sendo a sétima maior companhia aérea do planeta.

A rede da companhia alcança 1.052 destinos em 177 países e possui 672 lounges para passageiros frequentes do programa Eastern Miles, incluindo 20 salas de companhias membros da Skyteam. A China Eastern também foi classificada pela Administração Chinesa de Aviação Civil entre as 25 companhias mais inovadoras do País, além de ser reconhecida como uma das 30 empresas mais valiosas de toda a China. (HRN)

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.