Praias e cultura do Estado atraem mais estrangeiros

Visitantes são atraídos para Fortaleza e também para destinos como Jericoacoara e Cano Quebrada

Escrito por Redação ,
Legenda: O casal de turistas da Argentina, Marcelo Santa e Norma Urbani vieram para o Ceará pelo novo voo direto Fortaleza-Córdoba. Já os chilenos Francisco Jara e Antonieta Fajardo passaram dez dias no Estado e conheceram Jericoacoara e a Capital

A movimentação de turistas estrangeiros no Ceará cresceu nos últimos meses motivada, principalmente, pelo reforço da malha aérea internacional no Aeroporto de Fortaleza. Neste contexto, viajantes de todas as partes do mundo podem, através de uma conexão, chegar ao Estado. São turistas da América do Sul, América do Norte e Europa. A Ásia está na mira das autoridades e do trade como um mercado em forte crescimento.

O casal de turistas da Argentina, Marcelo Santa, produtor rural, e a esposa Norma Urbani, funcionária de banco, veio passar uma semana no Ceará. Eles aproveitaram para conhecer Jericoacoara e a Capital. "Escolhemos o Ceará porque queríamos uma praia diferente das praias que conhecemos no Brasil. Nesta época do ano, está uma boa temperatura e gostamos muito de Jericoacoara", disse Santa.

De acordo com ele, o trajeto entre Córdoba, na Argentina, e Fortaleza foi através do voo semanal direto da Gol. "Nós já fomos de carro para as praias de Santa Catarina, como Bombinhas. É um lugar perfeito. Como a gente já conhece o Sul e o Sudeste, como o Rio de Janeiro, nós agora queremos conhecer o Norte e Nordeste, que são destinos que começam a ser divulgados na Argentina", completou Norma. A viagem ao Ceará rendeu elogios e críticas. "Nós pretendemos voltar e ficar mais tempo. Gostamos da segurança da cidade. Tem muitos policiais nas ruas, mas precisa melhorar a limpeza da cidade. O chão do calçadão da Beira-Mar é um pouco sujo", destacou ela.

Leia ainda:

> Turismo internacional deslancha no Ceará
> Comércio sente os efeitos do maior número de visitantes
> Portugal e França são principais emissores
> Prefeitura trabalha roteiro cultural
> Capital deve ter voos diretos para 14 destinos no exterior
> Stopover estimula permanência do turista
> Fortaleza e Salvador disputam rota para Londres
> Acordo entre aéreas promete deixar a Ásia ‘mais perto do’ CE

Turistas chilenos

A beleza das praias cearenses ultrapassa as barreiras nacionais e conquista até mesmo aqueles que jamais viram nenhuma campanha de divulgação do Ceará como um dos principais destinos turísticos do Brasil. Foi o caso dos chilenos Antonieta Fajardo, médica, e Francisco Jara, engenheiro. Ao escolherem o destino para aproveitarem as férias, viram no País uma opção atrativa e escolheram o Estado a partir de pesquisas feitas pela internet.

A proximidade entre o Chile e o Brasil também foi um ponto que pesou a favor da escolha, apesar de apontarem a falta de um voo direto entre Fortaleza e Santiago, como um fator desfavorável. O desgaste das quatro horas de conexão que enfrentaram em São Paulo antes de se dirigirem a Fortaleza, contudo, não impediu que o casal aproveitasse os principais pontos turísticos do Estado.

"Adoramos o clima e as pessoas, que são muito amáveis. Viemos para passar dez dias no Ceará. Logo que chegamos, fomos para Jericoacoara, onde ficamos durante quatro dias. A praia é muito bonita. É mesmo tudo o que vimos nas nossas pesquisas. Além disso, existe uma grande variedade de bares e restaurantes para irmos à noite", contou Antonieta, que visitou o Brasil pela primeira vez.

A opinião é compartilhada por Francisco, que já tinha vindo ao Brasil uma vez, mas conhecido apenas a região Sudeste do País. "Jericoacoara é realmente muito bonita. Valeu a pena cada passeio que fizemos", disse.

A Capital cearense também não decepcionou o casal chileno. "Fomos à Praia do Futuro, ao Beach Park, Shopping, Parque do Cocó e Mercado Central. Gostamos de tudo. São pontos turísticos distintos, mas atenderam às nossas expectativas", afirmou Antonieta. Ela também contou que fez muitas compras no Mercado Central, principalmente de biquínis e vestidos. Para dar de presente à família e amigos, escolheu redes. Os preços dos produtos agradaram Antonieta, que também vai levar na mala outros produtos cearenses.

De pontos negativos, eles mencionam a falta de um posto de informações turísticas no Aeroporto Internacional de Fortaleza. "Nós chegamos e não tinha nenhum local no aeroporto onde pudéssemos conhecer mais sobre os pontos turísticos ou tirar dúvidas. Sentimos falta disso", destacou Francisco.

Estados Unidos

Até o fim deste ano, o Aeroporto de Fortaleza deve receber 19 voos semanais diretos para os Estados Unidos. As possibilidades de aumentar o número de visitantes norte-americanos no Estado só crescem, principalmente, por conta dos acordos de codeshare (compartilhamento de assentos) entre Gol e Delta e Latam e American Airlines, e as operações da Copa Airlines, que atende 13 cidades nos EUA.

A turista Socorro Costa, norte-americana da Carolina do Norte, já é apaixonada pelo Ceará desde 2013. Ela contou que não sabia dos novos voos, mas garantiu que as operações facilitam muito a vida de quem pretende conhecer o Estado.

"Eu sempre viajo ao Brasil e o conheci em uma missão da igreja. Eu amo a cultura e as pessoas brasileiras. Sempre vou para o Interior Paulista, Minas Gerais e Ceará. Amo o clima também. Com esses voos diretos vai ficar mais fácil a gente vir todo ano", garantiu Costa.

O trade turístico acredita que o número de visitantes norte-americanos deve aumentar nos próximos anos. Voos diretos, visto eletrônico e maior divulgação do destinos são os fatores que contribuem para o crescimento desses viajantes, além de uma maior oferta de opções de hospedagem de cunho internacional, como o Hard Rock Hotel, na Praia de Lagoinha. 

Newsletter

Escolha suas newsletters favoritas e mantenha-se informado