Capital deve ter voos diretos para 14 destinos no exterior

Hoje, já são 12 rotas diretas. Até o fim de 2018, serão incluídas Rosário (Argentina) e Munique (Alemanha)

Escrito por Redação ,
Legenda: No primeiro semestre deste ano, o Aeroporto de Fortaleza recebeu 138.836 passageiros em voos internacionais, um crescimento de 28,4% em relação a igual período do ano passado, segundo dados da Anac

O Ceará tem se consolidado cada vez mais no turismo internacional a partir do incremento do número de voos para diversos países. Atualmente, Fortaleza atende 12 destinos diretos, com expectativa de passar para 14 a quantidade de cidades no exterior com operações para o Aeroporto Pinto Martins, ou Fortaleza Airport, com a inclusão de Rosário (Argentina) pela Gol e Munique (Alemanha) pela Condor. A aérea alemã ainda não confirmou o voo, apesar de já ter solicitado slot (termo usado na aviação para se referir ao direito de pousar ou decolar em aeroportos) para a rota.

Leia ainda:

> Turismo internacional deslancha no Ceará
> Praias e cultura do Estado atraem mais estrangeiros
> Comércio sente os efeitos do maior número de visitantes
> Portugal e França são principais emissores
> Prefeitura trabalha roteiro cultural
> Stopover estimula permanência do turista
> Fortaleza e Salvador disputam rota para Londres
> Acordo entre aéreas promete deixar a Ásia ‘mais perto do’ CE

Há ainda, sem confirmação oficial, Madri, Londres e Casablanca no radar do governo. As negociações para estes voos já estão em andamento e correm no sigilo, sem informações sobre companhias aéreas e frequências. Neste cenário, a Capital é hoje a quarta cidade no País com mais destinos internacionais diretos, atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro e Recife. A previsão, no entanto, é se igualar com a capital pernambucana no fim de 2018.

arte
Atualmente, Fortaleza tem 46 frequências semanais para destinos no exterior, totalizando 92 voos por semana (pousos e decolagens). A estimativa do Governo do Estado é chegar a 48 frequências no fim de 2018. Segundo Arialdo Pinho, titular da Secretaria do Turismo do Estado (Setur), as novidades do mercado aéreo internacional incluem mais quatro novos voos até fevereiro de 2019.

Negociações

"Não tem nenhum novo voo fechado, mas temos outras negociações em andamento. Nós fomos procurados por um grande emissor mundial que nós vamos trabalhar e realizar a primeira reunião ate o final de julho. Seria uma ligação com a Ásia, com interligação, uma parada em algum lugar. Por causa da logística, não teria como ser um voo direto", afirmou titular da Secretaria do Turismo do Estado.

Ranking

Entre os principais aeroportos do Brasil, Fortaleza tem ganhando destaque nos últimos meses. Recife atende, hoje, 14 cidades no exterior. Com a entrada de Rosário, Munique, Madri, Londres e Casablanca, o Aeroporto Internacional Pinto Martins passaria a oferecer voos para 17 destinos, porém sem previsão para início dessas novas rotas aéreas. Em primeiro lugar do País, está o Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, com 54 ligações diretas no exterior. Em seguida, aparecem o Galeão, no Rio de Janeiro, com 28 destinos, Recife (14 destinos), Fortaleza (12), Campinas (9), Salvador (8), Porto Alegre (7), Brasília e Belo Horizonte (6) e Curitiba (3).

Passageiros

No primeiro semestre de 2018, o Aeroporto de Fortaleza recebeu 138.836 passageiros em voos internacionais, um crescimento de 28,4% em relação ao mesmo período do ano passado, quando passaram pelo terminal 108.117 viajantes. Os dados foram informados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

A TAP Air Portugal segue líder neste segmento de voos internacionais na Capital cearense. Pela companhia portuguesa foram transportados nos primeiros seis meses deste ano 68,6 mil passageiros, enquanto que no mesmo período de 2017 foram 62,5 mil viajantes.

De acordo com a Agência Nacional de Aviação, em seguida aparecem o grupo Air France/KLM com 16,2 mil passageiros (8.092 pela Air France e 8.147 pela KLM), Latam (13.006), Condor (11.323), Gol (8.249) e outras companhias (20,5 mil).

3ª posição

No Nordeste, Fortaleza continua ainda na terceira posição, atrás de Recife, com movimentação de 258.977 passageiros de voos internacionais no primeiro semestre deste ano, e Salvador (204.018). Completam a lista: Natal (48.671), Maceió (12.643), João Pessoa (2.055), São Luís (410) e Aracaju (168).

Contando todos os aeroportos da Região, o Nordeste movimentou nos primeiros seis meses de 2018 quase 700 mil passageiros de voos internacionais. O número é 39,2% maior em comparação com o mesmo período do ano passado, quando passaram pelos terminais mais de 500 mil viajantes. (HRN)

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.