Fortaleza e Salvador disputam rota para Londres

Escrito por Redação ,
Legenda: Segundo o cônsul-geral do Reino Unido no Nordeste, Graham Tidey, o kitesurf é um dos pontos fortes do estado do Ceará na atração de turistas britânicos

A possibilidade de Fortaleza receber um voo de/para Londres ganhou mais um episódio. Dessa vez, Salvador, na Bahia, entrou na disputa pela operação e agora está concorrendo com a Capital cearense pela rota. A informação foi confirmada pelo cônsul-geral do Reino Unido no Nordeste, Graham Tidey.

Segundo o cônsul, a negociação demora muito tempo até ser definida. "Essas coisas demoram eternidades para serem acertadas. A informação que tenho é que está entre Fortaleza e Salvador", informou Tidey sem revelar o nome das companhias envolvidas nas negociações.

Conforme informações da Polícia Federal, divulgadas pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur), houve crescimento de 632,52% no número de britânicos que entraram no Ceará no primeiro semestre deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado. A alta é resultado principalmente no aumento no número de frequências entre Fortaleza e cidades europeias, possibilitando uma maior conectividade com o Estado.

Leia ainda:

> Turismo internacional deslancha no Ceará
> Praias e cultura do Estado atraem mais estrangeiros
> Comércio sente os efeitos do maior número de visitantes
> Portugal e França são principais emissores
> Prefeitura trabalha roteiro cultural
> Capital deve ter voos diretos para 14 destinos no exterior
> Stopover estimula permanência do turista
> Acordo entre aéreas promete deixar a Ásia ‘mais perto do’ CE

A rota entre as cidades já havia sido ventilada em visita do cônsul a Fortaleza em junho passado. "Estamos muito interessados em um voo direto entre Fortaleza e Londres. O que a gente pode fazer é articular a disponibilidade de assentos e parcerias com as empresas. Ainda é cedo para definir datas, por exemplo, mas há sim uma negociação neste sentido", explicou ele na época da visita.

Segundo Tidey, agências de viagem do Reino Unido estão muito interessadas neste voo direto. "Devido aos novos voos da Air France-KLM, as agências têm perguntado sobre promoções e pacotes para o Ceará. O Estado ficou bastante visível porque essa ligação se tornou mais fácil com 12 cidades do Reino Unido ligadas a Fortaleza pelos voos da Air France", acrescentou.

Atualmente, é possível chegar a Londres, partindo de Fortaleza, através de conexões em Lisboa (Portugal), Amsterdã (Holanda) e Paris (França). TAP Air Portugal e Air France-KLM realizam paradas nestas cidades e atendem aeroportos da capital inglesa, como Heathrow e Gatwick, entre outros terminais. A capital inglesa possui um dos maiores aeroportos da Europa, com um hub que interconecta milhares de destinos.

Negociações

A negociação de um voo direto entre as duas cidades não é novidade. Em março deste ano, o secretário do Turismo, Arialdo Pinho, disse que a Secretaria do Turismo do Estado (Setur), está pleiteando a operação de novas ligações saindo de Fortaleza para Nova York, nos Estados Unidos, e Londres, na Inglaterra.

De acordo com ele, a negociação ainda está em fase inicial e, caso prospere, deve se tornar realidade somente a médio prazo. "A gente tem trabalhado com as companhias, mas é algo que não é para agora, mas para daqui um ano ou um ano e meio", destacou o secretário na época.

A conversa com companhias aéreas é sigilosa e, de acordo com o cônsul, é um ponto que está sendo debatido com empresas do setor e governos.

"Nós vemos Fortaleza com um grande potencial com o hub e a parceria da Air France-KLM e a concessão do aeroporto. Nós queremos participar inclusive das obras de ampliação com os serviços britânicos porque somos referência no mundo. Seria interessante para nós chegarmos mais perto do Estado com uma linha direta entre as duas cidades. Mas o voo não foi confirmado ainda, apenas está sendo debatido", afirmou Tidey.

Atrativos

Graham Tidey afirmou ainda que o kitesurf é um dos pontos fortes do estado do Ceará na atração de turistas britânicos.

"Existe uma demanda muito boa para um voo entre Fortaleza e Londres. O estado que tem mais visitantes britânicos ainda é a Bahia, no Nordeste, mas o Ceará tem um ponto muito forte no turismo que é o kitesurf", completou o cônsul. 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.