Parente confirma que diretoria da Petrobras será mantida

Novo presidente da estatal se posicionou contra a obrigatoriedade de a empresa ter 30% de todos os campos do pré-sal

Escrito por Folhapress ,
O novo presidente da Petrobras, Pedro Parente, confirmou, nesta quinta-feira (2), que a diretoria da estatal será mantida a despeito da troca de comando na petroleira. O anuncio foi feito em coletiva realizada após a cerimônia de transmissão de cargo na presidência da Petrobras, que não teve a presença de Aldemir Bendine, que comandou a companhia no último ano.
 
Segundo Parente, a diretoria já vinha fazendo um trabalho importantíssimo à frente da Petrobras, referindo-se ao esforço para redução de custos, diminuição na dívida e em levar adiante o projeto de venda de ativos não considerados estratégicos. Em seu discurso de posse, ele marcou posição oposta à política adotada em governos anteriores, ao se posicionar contra a obrigatoriedade de a estatal ter 30% de todos os campos do pré-sal, com a função de ser a operadora, que é quem toma as decisões estratégicas.
 
Parente afirmou que a empresa precisa ter o poder de escolha e que as decisões daqui para frente serão todas tomadas com critérios empresariais da empresa. Ele disse também que o papel social da Petrobras, muito cultuado pelos governo do PT, só pode ser desempenhado se a empresa estiver com boa saúde financeira. Ele afirmou que a empresa não irá mais investir em projetos pouco rentáveis.
O discurso desta quinta-feira -em que fez críticas duras ao que classificou de "dogmas" e "triunfalismo" de discursos recentes -teria sido feito, segundo Parente, em parceria com o conjunto de diretores.
 
"A diretoria, que vem fazendo trabalho importantíssimo, está absolutamente confirmada. Todos estão alinhados com a mensagem que passei no meu discurso, feito, inclusive, em conjunto com eles", disse.
 
Mercado
 
Antes mesmo da indicação de Parente pelo presidente da República interino, Michel Temer, o mercado já manifestava o desejo de que o diretor financeiro, Ivan Monteiro, fosse preservado no cargo. Ivan foi diretor do Banco do Brasil e assumiu a área financeira da companhia junto com Aldemir Bendine, em fevereiro de 2015.
 
"O Ivan, com pouco mais de um ano na casa, já é visto como um velho companheiro pelos funcionários da empresa", elogiou Parente.
Além de Ivan, estão mantidos nos cargos Solange Guedes, diretora de Exploração e Produção; Hugo Repsold, diretor de Serviços; Jorge Celestino, de Refino e Gás Natural; Roberto Moro, de Desenvolvimento de Produção e Tecnologia; e João Elek, de Governança.
Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.