Maior exposição latino-americana do setor, a Agrishow – Feira Internacional de Tecnologia Agrícola – será realizada de 29 deste mês até 3 de maio, em Ribeiro Preto (SP) e dela participará mais uma vez, com estande próprio, a Cemag – Ceará Máquinas Agrícolas, fundada e dirigida há 51 anos pelo empresário Carlos Prado.
Neste ano, a Cemag lançará na Agrishow uma nova linha de implementos agrícolas, tracionados por trator, para culturas em canteiros – melão, abóbora, melancia, batata e cenoura, entre outros.
Entre esses implementos, destaca-se o Encanteirador, que, automaticamente, faz os canteiros, estica a fita de irrigação a 4 centímetros de profundidade e cobre o canteiro com o plástico para reter a umidade, manter o solo fresco para apoio da planta e seus frutos e evitar o nascimento de ervas daninhas.
Outra novidade a ser lançada pela Cemag na Agrishow é a Transplantadeira que fura o plástico que cobre o canteiro, abre a cova para colocar as mudas, já com uma dose de água, e transportando, sentados, os colaboradores que executam seu trabalho à sombra da cobertura propiciada pelo implemento agrícola criado e desenvolvido pela empresa cearense.
Outro produto da Itueira que terá lançamento na Agrishow é a Aplicadora de TNT (Tecido Não Tecido), peça que, durante 20 dias, cobre os canteiros com a finalidade de proteger as plantas dos insetos, evitando a aplicação de defensivos.
Estarão expostos, ainda, um Implemento para Capina das mudas plantadas em canteiros que permite que os trabalhadores executem, sentados e à sombra, o seu serviço; uma Recolhedora de TNT; uma roçadeira deslocável, “que deverá fazer o maior sucesso na Agrishow”, segundo prognostica Carlos Prado.
Ele também se refere com entusiasmo a outros três produtos que serão lançados na feira: a Carreta Hidráulica para transbordo, tracionada por trator, utilizada principalmente na colheita mecânica de café ou amendoim, a qual, depois de cheia, permite o transbordo de sua carga para carretas rodoviárias; a MCF – Máquina para Colheita de Frutas, constituída por um conjunto de esteiras, tracionado por trator, permitindo que os colhedores, trabalhando à sombra, coletem os frutos e os coloquem sobre esteiras, que os transportam para as carretas agrícolas de apoio.
Carlos Prado disse à coluna que todos esses novos produtos de sua empresa são fruto de investimento na inovação tecnológica, “a que sempre dedicamos absoluta prioridade”.