Mais confiantes, 52,1% dos consumidores pretendem ir às compras em outubro

Índice de confiança do Consumidor cresceu 3,2% em outubro e alavancou retomada do consumo, segundo Fecomércio-CE

Escrito por Redação ,

Medido mensalmente, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) cresceu 3,2% entre setembro e outubro e impulsionou a retomada do consumo na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), pois 52,1% dos consumidores devem ir às compras neste mês, segundo indicou nesta manhã pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio-CE).

"A pesquisa traz uma reversão na tendência verificada ao longo do ano de redução do otimismo. Além do sentimento de piora no cenário econômico, pesa sobre a queda da confiança o elevado nível de comprometimento da renda com o pagamento de dívidas", atesta o relatório da pesquisa.

Bens duráveis são preferência

A pesquisa ainda indica que a pretensão de compras para este mês aponta para os artigos de vestuário (23%), televisores (18,2%), calçados (16,6%) e aparelhos celulares (14,2%) como os itens mais desejados pelos consumidores da RMF.

O valor médio das compras é estimado em R$ 315,70 e a intenção de compra mostra-se praticamente a mesma entre consumidoras (52,1%) e consumidores (52,0%), mas mais vigorosa entre os consumidores do grupo etário de 25 a 34 anos (55,7%) e com renda familiar superior a dez salários mínimos (61,0%).

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.