Se eletrificação evoluir, Ford pode voltar a produção para o Brasil

Afirmação é do executivo da marca, Rogelio Golfarb, avaliando cenário do mercado e o papel da China no contexto

Escrito por Redação ,
Ford carros elétricos Brasil
Legenda: Vice-presidente da Ford na América do Sul, Rogelio Golfarb, afirma que Brasil tem potencial para se tornar um gigante da eletromobilidade
Foto: Shutterstock

O Brasil tem oportunidade de assumir o protagonismo do mercado de veículos elétricos no mundo por ter minerais necessários, mas precisa superar a lentidão da discussão da eletromobilidade, impulsionando o beneficiamento e a industrialização. 

Essa é a opinião de Rogelio Golfarb, vice-presidente da Ford na América do Sul, sobre o posicionamento brasileiro nesse mercado. Neste contexto, ele não descarta que a Ford volte a produção para o país.

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Segundo ele, a presença de minerais seria o grande trunfo da competitividade brasileira, porém, a faltam de políticas claras para o desenvolvimento da tecnologia de baterias pode atrasar todo o processo.

Os chineses "pularam na frente" e dominaram os carros elétricos porque foram mais rápidos, enquanto a maioria dos países "ainda estava discutindo se eletromobilidade iria crescer ou não", diz Golfarb.

Neste momento, a montadora não tem planos de voltar a fabricar no Brasil, mas não descarta movimentos no futuro, a depender da evolução da eletromobilidade. A Ford encerrou suas atividades aqui em 2021, mas ainda tem o país como principal mercado de alguns de seus produtos na América Latina.

"Não temos planos de voltar a produzir no Brasil. Mas eu não tenho dúvida de que, à medida que o nível de tecnologia de eletrificação crescer, nós vamos estar avaliando, sem dúvida, a produção local", afirma.

Para ele, o Brasil tem o desafio de criar uma cadeia de valor, desde a extração até o beneficiamento e a industrialização desses minerais que são fonte das baterias, como lítio, manganês, cobre, já que tem todos. "Essa é a vantagem".

Com isso, para Golfarb, o país se tornaria uma alternativa para o mercado, que atualmente tem apenas a China como único fornecedor da tecnologia de baterias e eletromobilidade.

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