Em setembro, endividamento cai na capital cearense

Queda veio acompanhada por melhora na qualidade do crédito e por redução dos consumidores com dívidas em atraso

Escrito por Redação Diário do Nordeste ,

Com uma redução de 6,3 pontos percentuais em setembro ante agosto, o endividamento caiu na capital cearense, de 70,3% para 64%, segundo revela a Pesquisa sobre Endividamento do Consumidor de Fortaleza, divulgada na manhã desta quarta-feira (14) pela Federação do Comércio do Estado do Ceará (Fecomércio-CE).

A redução veio acompanhada pela melhora na qualidade do crédito, em particular, da queda da inadimplência potencial, ou seja, a proporção de consumidores que não terão condições financeiras para honrar os compromissos. A taxa teve expressiva redução de 5,4 pontos percentuais, passando de 13,4% em agosto para 8% neste mês.

A proporção dos consumidores com contas ou dívidas em atraso também teve redução, passando de 28,1%, em agosto, para 23,3% neste mês (diferença de 4,8 p. p.).  Os problemas financeiros afetam mais aos homens (24,4% dos entrevistados desse grupo afirmaram possuir contas em atraso), os consumidores do grupo com idade entre 25 e 34 anos (27,1%) e do estrato com renda familiar abaixo de cinco salários mínimos (25,1%).

O tempo médio de atraso é de 66 dias e a principal justificativa para o não pagamento das dívidas é o desequilíbrio financeiro - a diferença entre a renda e os gastos correntes – citado por 68,8% dos consumidores. O segundo motivo mais citado é o adiamento de pagamento, por conta do uso dos recursos em outras finalidades, com 22,7%, seguido da contestação da dívida, com (9,8%).

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.