CEO da Binance anuncia saída e empresa pagará multa bilionária para encerrar investigações

Empresa é suspeita de lavagem de dinheiro, fraude bancária e violações de sanções

Escrito por Redação ,
Changpeng Zhao, fundador e CEO da Binance
Legenda: Em sua defesa, Zhao afirmou que a Binance não admitiu os crimes de fraude com recursos de clientes nem prática de manipulação de mercado
Foto: AFP

Changpeng Zhao, fundador e CEO da Binance, anunciou a saída do cargo na empresa nesta terça-feira (21). A ação faz parte de um acordo com reguladores dos Estados Unidos para arquivar uma investigação contra a exchange de criptomoedas. As informações são do Wall Street Journal.

A Binance admitiu violações da legislação americana de combate à lavagem de dinheiro e pagará uma multa de US$ 4,36 bilhões para encerar o caso. O grupo ainda é suspeito de envolvimento em fraude bancária. Segundo a publicação, o objetivo do acordo é preservar a capacidade da exchange de continuar operando.

Veja também

O empresário se pronunciou sobre o ocorrido nas redes sociais, afirmando que a decisão não foi "emocionalmente fácil". "Como acionista e ex-CEO com conhecimento histórico de nossa empresa, permanecerei à disposição da equipe para consultas conforme necessário, de acordo com a estrutura estabelecida em nossas resoluções com agências dos EUA", disse.

O cargo de CEO da Binance será ocupado pelo executivo Richard Teng, que era responsável pelas operações da empresa em mercados regionais.

Violações

O Departamento de Justiça americano informou, em comunicado, que a empresa é acusada de violações que incluem a falha na implementação de programas para prevenir e denunciar transações suspeitas com terroristas, incluindo o Hamas, além de hackers e outros criminosos.

“A Binance fez vista grossa às suas obrigações legais na busca pelo lucro. As suas falhas intencionais permitiram que o dinheiro fluísse para terroristas, cibercriminosos e abusadores de crianças através da sua plataforma”, disse a secretária do Tesouro, Janet Yellen.

Em sua defesa, Zhao afirmou que a Binance não admitiu os crimes de fraude com recursos de clientes nem prática de manipulação de mercado, afastando sua empresa do caso FTX.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados