Ceará tem quarto maior aumento de receita dos serviços no País

Segundo pesquisa divulgada pelo IBGE, Estado registrou crescimento nominal de 7,6% em relação ao mesmo período do ano passado

Escrito por Redação ,

O setor de serviços do Ceará cresceu 7,6% em julho comparado a igual período do ano passado, segundo pesquisa divulgada hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Foi o quarto maior crescimento entre os demais estados do País, ficando atrás somente de Rondônia (30,8%), Tocantins (12,7%) e Pará (8,3%).

No Estado, apenas o segmento de serviços de informação e comunicação registrou queda (-0,4%). "Outros serviços" foi o segmento que apresentou maior crescimento (19,6%), seguido pelo de serviços prestados às famílias (17,3%); de serviços profissionais, administrativos e complementares (11,4%); e de transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio (0,3%).

No acumulado dos últimos 12 meses, o Ceará tem a segunda maior proporção de crescimento (7,3%%), atrás somente de Rondônia (7,6%). Já no acumulado do ano, o Estado soma crescimento de 5,0% em relação ao mesmo período do ano passado, atrá de Rondônia (10,5%) e Pará (5,9%).

Acima da média brasileira

No País, o setor de serviços cresceu 2,1% em julho, repetindo a mesma variação de junho. No acumulado do ano, o crescimento atingiu 2,2% e, em 12 meses, 3,3%. A única categoria que apresentou crescimento negativo foi a de "outros serviço". 

O segmento que mais cresceu foi o de serviços prestados às famílias, com variação de 2,5%. As duas atividades do segmento que, serviços de alojamento e alimentação e outros serviços prestados às famílias cresceram 1,8% e 7,7%, respectivamente.

Os serviços de informação e comunicação tiveram variação nominal de 0,8% em julho, sempre na comparação com igual mês do ano anterior, contra -1,7% em junho e -0,8% em maio. Já o segmento de serviços profissionais, administrativos e complementares apresentou variação de 3,5% em julho, inferior às variações de junho (5,9%) e maio (5,5%)

O segmento Transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio teve variação nominal de 2,8% em julho, contra 4,4% em junho e 0,8% em maio.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.