Abono salarial PIS/Pasep 2024 pode ser sacado até esta sexta (27); saiba quem pode receber

Após o fim do prazo, os valores serão devolvidos ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT)

Escrito por
Dinheiro
Legenda: O saque deve ser feito na Caixa Econômica Federal e no Banco do Brasil
Foto: Shutterstock

Beneficiários do abono salarial do PIS/Pasep 2024 tem até esta sexta-feira (27) para sacar o dinheiro na Caixa Econômica Federal e no Banco do Brasil. O benefício foi liberado ainda no dia 15 de agosto aos trabalhadores nascidos em novembro e dezembro. 

Após o fim do prazo, os valores serão devolvidos ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), conforme as regras do programa. Ainda assim, é possível recuperar os valores, mas apenas por meio dos canais do Ministério do Trabalho.

Neste ano, o calendário do benefício foi unificado para servidores públicos e os trabalhadores da iniciativa privada. Os pagamentos começaram em fevereiro, com cronograma considerando o mês de nascimento do trabalhador. Conforme o Ministério do Trabalho e Emprego, todos os beneficiários podem sacar o dinheiro até o dia 27 de dezembro, independentemente do cronograma. 

Quem tem direito a receber o PIS/Pasep

  • Trabalhador inscrito no PIS/Pasep há, no mínimo, cinco anos;
  • Trabalhador que recebeu até dois salários mínimos, em média, em 2022;
  • Trabalhador que esteve empregado com carteira assinada em 2022 por pelo menos 30 dias;
  • Trabalhador com dados corretamente informados pelo empregador ao Governo Federal.

Como sacar?

Devem retirar o dinheiro todas as pessoas que têm direito, mas ainda não sacaram o benefício. Beneficiários de empresas privadas têm direito ao PIS e o pagamento é feito pela Caixa Econômica Federal. 

Quem não tem conta na Caixa pode procurar uma agência ou casa lotérica. Já o Pasep é direito de funcionários públicos, que recebem por meio do Banco do Brasil. Nesse caso, os não correntistas podem receber via Pix ou fazer um saque presencial nas agências do banco.

Veja também

Como consultar o abono salarial?

O trabalhador pode consultar se tem direito ao abono salarial e quanto vai receber no aplicativo Carteira de Trabalho Digital. Basta acessar a aba "benefícios" e, na sequência, clicar em "abono salarial". Lá, estarão os detalhes sobre o pagamento.

A consulta é possível desde o dia 5 de fevereiro tanto pelo aplicativo quanto por meio do portal gov.br. Trabalhadores do setor privado aptos a receberem o PIS podem verificar a situação do benefício nos aplicativos "Caixa Tem" e "Caixa Trabalhador".

>> Acesse nosso canal no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias. 

Link: bit.ly/canaldn

Newsletter

Escolha suas newsletters favoritas e mantenha-se informado
Assuntos Relacionados