82% dos consumidores brasileiros vão usar 13º nas compras de Natal

Pesquisa do SPC Brasil revela ainda que 27% afirmaram que vão gastar todo dinheiro extra com presentes

Escrito por Redação ,

O 13º salário já tem destino para 82% dos brasileiros e, este, deverá ser as compras de Natal, segundo indica pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e do portal Meu Bolso Feliz. Desse pessoal, 55% utilizará parte do dinheiro extra com os presentes e demais despesas das festas de fim de ano, enquanto 27% afirmaram que toda renda além do salário normal deve ser destinada às compras.

Apenas 18% dos 624 consumidores entrevistados nas 27 capitais brasileiras disseram não gastar o 13º com presentes. Desse pessoal, "46% pretendem economizar, poupar ou investir, 24% vão usar o dinheiro para pagar dívidas, 14% vão utilizá-lo para viajar e 5% ainda não decidiram o que vão fazer".

Orçamento apertado necessita de cuidado

"As pessoas precisam saber o tamanho do próprio bolso. O aconselhável é que o consumidor compre a vista para negociar descontos e para não se atrapalhar com as parcelas no começo do ano, quando orçamento do brasileiro costuma ficar apertado por conta de gastos como IPTU, IPVA e matrículas escolares", aconselha o educador financeiro do portal Meu Bolso Feliz, José Vignoli.

Já para quem possui dívidas em atraso, a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, recomenda que o consumidor quite as pendências assim que possível para não se enrolar com os juros - que atualmente estão mais caros e podem fazer com que o valor da dívida tome proporções ainda maiores.

"A pessoa quita as parcelas em atraso e pode começar o ano de 2015 no azul. Depois, o consumidor deve tomar cuidado para nunca comprometer mais do que 30%  do próprio rendimento com parcelamentos. Dessa forma, fica mais fácil manter o controle das contas e não entrar em superendividamento", indica Kawauti.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.