Maragogi: como chegar, o que fazer, praias e mais dicas

O município alagoano, que se tornou um dos mais badalados entre o turismo no Nordeste, possui 10 praias e outros atrativos; conheça

Legenda: As praias em Maragogi são famosas pela cor límpida e pela extensão
Foto: Divulgação

Com uma variedade de pontos turísticos e passeios que contemplam todos os gostos, o município de Maragogi, no interior de Alagoas, desponta na faixa litorânea do País como um dos destinos mais badalados. Próxima a capitais-chave do Nordeste como Maceió e Recife, o destino conta com dez praias. 

Trilhas, piscinas naturais e passeios de barcos são algumas das atrações mais características do ponto turístico, com paisagens que chamam atenção pela imponência e águas cristalinas no caso das piscinas naturais, por exemplo. 

Veja também

O Diário do Nordeste consultou a Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio de Maragogi e preparou um roteiro de como chegar, o que fazer, quais as principais prais e tudo que você precisa saber se quiser ir a Maragogi. 

Onde fica Maragogi?

Maragogi é localizada no litoral norte de Alagoas e fica perto de capitais como Maceió e Recife. 

Qual a distância de Maceió a Maragogi?

A distância entre Maceió, capital do Alagoas, e Maragogi é de cerca de 130 km, que podem ser percorridos em um trajeto de cerca de 2h30 de carro. 

Como chegar? 

Segundo a Secretaria de Turismo de Maragogi, muitos dos turistas são provenientes do Nordeste, devido à localização geográfica favorável. 

O transporte aéreo é uma das opções para todos os tipos de turistas, mas os serviços de transfer feitos por agências e táxis-turismo também são bem procurados.  

Qual o aeroporto mais próximo?

Como Maragogi possui a mesma distância para Maceió e Recife, os dois aeroportos são os mais próximos da cidade praiana. 

Conforme a pasta de Turismo, Indústria e Comércio do município, a diferença está na malha áerea. O Aeroporto Internacional de Recife/Guararapes – Gilberto Freyre tem uma maior frequência de voos, comparado com o Aeroporto Internacional de Maceió - Zumbi dos Palmares.

O que fazer em Maragogi?

O passeio principal de Maragogi, é o banho nas piscinas naturais. A atração é formada por corais que possuem visitação por meio de transporte aquaviário. São os passeios de barcos, catamarãs, escunas, lanchas e jangadas. 

As Crôas de São Bento são bem procuradas para banho e fotos. Informações da Secretaria de Turismo da cidade pontuam que o local é "um atrativo em plena ascensão", mas que se mantém original "nas raízes culturais e históricas". 

mar de maragogi com embarcações ao fundo
Legenda: Nas Crôas de São Bento, os passeios de barco são bem comuns
Foto: Divulgação

Passeios 

Seja na orla, em trilhas ou na parte urbana onde é possível conhecer o artesanato local, Maragogi não deixa a desejar em atrativos para todos os turnos e todas as idades.

Veja a seguir uma lista com os principais passeios de Maragogi:

Passeio na Orla

passeio de lancha em maragogi
Legenda: Passeios aquaviários são alguns dos mais requisitados por turistas na praia
Foto: Divulgação

Uma opção de lazer diferente, pois o passeio é feito geralmente quando a maré está alta, em catamarãs ou lanchas. Essa opção possui itinerário que contempla as praias do Burgalhau, Barra Grande, Antunes e Xaréu, parando pelos lindos bancos de areia presentes na região.

Passeio de Buggy

PASSEIO DE BUGGY EM MARAGOGI
Legenda: Passeios de buggy em Maragogi percorrem o litoral
Foto: Divulgação

Realizado por associações locais, o passeio de buggy é uma experiência única. São duas opções de roteiro: um percorre as praias de Burgalhau, Barra Grande, Antunes, Xaréu e Ponta de Mangue, ao norte; o outro, Camacho e São Bento, ao sul, com paradas de degustação dos conhecidos bolinhos de goma, feitos artesanalmente pelas famílias que habitam o povoado de São Bento.

Há também as famosas ruínas da Igreja e a foz do rio Salgado, compondo um cenário bucólico e pitoresco.

Trilha do Visgueiro e Artesanato Mulheres de Fibra

Localizada a 6 km da praia de Peroba, no Assentamento Água Fria, a trilha possui nível iniciante, bastante plana, oferecendo um misto de aventura e contato com a natureza.

Passeio Ecológico

mulher tomando banho em bica de cachoeira em maragogi
Legenda: O banho de bica é uma boa pedida durante os passeios ecológicos em Maragogi
Foto: Divulgação

Esse é um passeio na modalidade de turismo rural, é uma verdadeira imersão numa parte da cidade ainda pouco explorada. Mirante com vista para o mar, cascata, visita à fazenda e muita aventura compõe esse passeio comercializado à beira da rodovia e pelas redes sociais. 

Expedição de Bike Aquática e Stand Up

Os passeios com as aquabikes são comercializados nas praias do norte de Maragogi, como em Barra Grande, Antunes e Ponta de Mangue. Para quem gosta de aventura e desafio, a pedida é um passeio de Stand Up. 

Com suas praias de águas calmas, praticar esse esporte em Maragogi é ainda mais gostoso. Equilíbrio e concentração são requisitos necessários.

Ruínas da Igreja de São Bento e Fábrica dos Bolinhos de Goma

As ruínas da Igreja ficam em um mirante dono de uma bela e panorâmica vista da costa. No Mosteiro há vários locais para fotos e contemplação da natureza. Já na fábrica, são produzidos os culturais e deliciosos bolinhos de goma comercializados em toda cidade e/ou fora).

Visita aos Zoológicos

Em Maragogi existem dois espaços cuidadosamente dedicados aos animais, sendo o EcoPark Sol e Mar, em Barra Grande, e o Zoo Interativo, localizado em Peroba. 

Praias de Maragogi 

Piscinas naturais com águas cristalinas em Maragogi
Legenda: As piscinas naturais, com águas cristalinas, são cartão-postal de Maragogi
Foto: Divulgação

Ao todo, são 10 praias na faixa litorânea de Maragogi, sendo duas ao sul e oito ao norte, no sentido Pernambuco. 

Confira a lista:

  • Praia de São Bento 
  • Praia de Camacho
  • Praia de Maragogi
  • Praia de Burgalhau
  • Praia de Barra Grande
  • Praia de Antunes
  • Praia de Xaréu
  • Praia de Ponta de Mangue
  • Praia de Dourado
  • Praia de Peroba

O que é o Caminho de Moisés e como chegar?

[render name="Caminho de Moisés" contentId="7.4583118"

O Caminho de Moisés é o nome dado pelos moradores de Maragogi a um banco de areia que se forma na Praia da Barra Grande quando a maré está favorável à ocorrência do fenômeno. 

O apelido do atrativo faz alusão à passagem bíblica de Moisés e a abertura do mar vermelho. 

Para presenciar o Caminho de Moisés é necessário olhar a tábua das marés do dia. O melhor nível de maré para observar o evento é de no máximo 0.1. 

No entanto, com a maré em 0.3 pode-se vislumbrar o caminho parcialmente aberto. Esse fenômeno também ocorre na praia de Xaréu. Lá o banco de areia é chamado Praia da Bruna.

O que fazer em Maragogi à noite?

À noite, Maragogi também ferve. Bares com música ao vivo, galerias, lanchonetes, sorveterias e restaurantes dedicados à culinária local são alguns dos destaques. A Praça da Juventude é um dos points da noite local.