São Miguel dos Milagres: como ir, o que fazer e onde ficar

Praias paradisíacas e piscinas naturais são o cartão postal do município do litoral norte de Alagoas; conheça

Legenda: A calmaria das praias de São Miguel dos Milagres é um diferencial do destino
Foto: Divulgação/Prefeitura de São Miguel dos Milagres

Cidade praiana localizada na região da Costa dos Corais, no litoral de Alagoas, São Miguel dos Milagres é conhecida por suas praias paradisíacas e piscinas naturais. Não é por menos que virou uma das rotas turísticas requisitadas por quem visita o nordeste brasileiro. 

Praias de águas cristalinas e com pousadas à beira-mar fazem parte da chamada Rota Ecológica de Milagres. Com cerca de 30 quilômetros de extensão, os cenários desertos têm diversas paisagens naturais.

Veja também

A proteção da natureza é uma das maiores preocupações no município. De acordo com a Prefeitura de São Miguel dos Milagres, a Praia do Patacho, um das mais famosas da região, foi a primeira do litoral alagoano a receber o selo internacional Bandeira Azul. 

Certificação ecológica é concedida apenas a praias, marinas e embarcações turísticas que adotam critérios rigorosos de gestão ambiental.

O Diário do Nordeste conversou com a gestão municipal da cidade e consultou guias turísticos sobre o badalado destino. A seguir, conheça mais sobre a história da cidade, as rotas mais comuns e veja um guia com as principais praias e o que fazer no município. 

História de São Miguel dos Milagres 

Fundada em 1960, a cidade de São Miguel dos Milagres nem sempre teve esse nome. Na sua fundação, era chamada Freguesia de Nossa Senhora Mãe do Povo. 

Vista aérea da cidade de São Miguel dos Milagres
Legenda: História da cidade é envolta em mistérios sobre curas milagrosas
Foto: Divulgação/Prefeitura de São Miguel dos Milagres

Segundo informações da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) de Alagoas, crenças populares contam que o nome do município foi mudado quando um pescador encontrou uma estátua de madeira do arcanjo Miguel, coberta de algas marinhas. 

Após o fato, um milagre teria acontecido. O nativo percebeu que, após limpar a peça, uma ferida que ele possuía há muito tempo, e parecia não conseguir curar, estava cicatrizada. 

Diversos fiéis foram atraídos à região para conhecer a cidade "milagrosa", em busca de suas próprias curas para diversas doenças. 

Localização e população

São Miguel dos Milagres é uma cidade localizada no litoral norte do estado de Alagoas.

A população da cidade gira em torno de 8.073 habitantes, segundo projeção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) atualizada em julho de 2021.

Como chegar

A chegada à cidade de São Miguel dos Milagres pode ser pela estrada, de carro ou ônibus, ou de avião, pelo aeroporto de Maceió.

Distância de Maceió 

Na rota mais rápida, a cidade fica a 97,5 km de Maceió, capital alagoana. Uma rota alternativa, mais longa, tem por volta de 100 km. 

O trajeto de carro leva em torno de 1h55 entre Maceió e São Miguel dos Milagres. 

Aeroporto mais próximo 

Para turistas que querem realizar a viagem de avião até São Miguel dos Milagres o aeroporto mais próximo é o Aeroporto Internacional de Maceió - Zumbi dos Palmares.

O equipamento fica a cerca de 22 km do centro de Maceió, no município de Rio Largo. 

Praias 

coqueiros e mar na orla de são miguel dos milagres, em alagoas
Legenda: Praia tem calmaria e paisagens paradisíacas
Foto: Matheus Usero/Wikimedia Commons

pelo menos sete praias e rios para conhecer na região. Quatro delas ficam em São Miguel dos Milagres e três integram a rota ecológica, elenca a assessoria da Prefeitura do município.

Veja também

Todos esses destinos são interligados por um fator: a calmaria. A região é ideal para quem quer passar um período em praias praticamente desertas e paradisíacas.

Vista aérea da praia de são miguel dos milagres
Legenda: Cidade praia fica a cerca de 97 km de Maceió
Foto: Divulgação/Prefeitura de São Miguel dos Milagres

Praia de São Miguel 

É da Praia de São Miguel que saem os principais passeios como os de buggy e jangadas. O local é considerado o ponto de partida de quem chega à cidade, pois fica na parte mais central 

De lá, é possível caminhar para praias vizinhas como a do Toque e a do Riacho.

Para quem deseja iniciar o dia de folga e desopilar na Praia de São Miguel, uma boa pedida, de acordo com o portal turístico Milagresse, é tomar uma cerveja ou um drink na única barraca da região, ou aproveitar os restaurantes próximos à beira-mar.

Praia do Toque 

Uma das rotas paradisíacas mais famosas de São Miguel dos Milagres é a Praia do Toque. Com um mar de cor verde vibrante, é ideal para crianças, uma vez que se localiza em um trecho com maré baixa. 

Essas características proporcionam a formação de piscinas naturais, com a água bem tranquila. Lá não se chega de carro pela areia. Conforme o portal Milgrasse, a sugestão é estacionar próximo à Pousada do Toque e ir andando por uma trilha.

Em 2009, a Praia do Toque chegou a ser indicada como a terceira mais bela do Brasil, em levantamento publicado pelo jornal britânico "The Guardian". 

Praia do Porto da Rua 

A Praia do Porto da Rua é a pedida para quem deseja aproveitar a área mais urbana de São Miguel dos Milagres. É lá que estão localizados os principais restaurantes e quiosques de comidas e bebidas.

O local é o mais frequentado por moradores, por ser bem central na vila. Segundo o guia do Milagresse, a praia tem boas opções de almoço. 

Praia do Riacho 

Uma das áreas onde se encontram mais programações, a Praia do Riacho é conhecida pelo mar calmo e pelos passeios de caiaque para ver os corais.

De lá, entre 20 e 30 minutos de caminhada, segundo o portal Milagresse, você chega até a praia de São Miguel e do Marceneiro.

A Capela de Milagres é uma opção para conhecer e fica localizada em Marceneiro. 

Praia do Patacho 

Areia clara, mar azul esverdeado, piscinas naturais e imponentes coqueirais: essa é a vista de quem vai até a Praia do Patacho. Ela é localizada a 15 minutos do povoado de Porto da Rua, em São Miguel dos Milagres. 

O guia turístico elaborado pelo site Milagresse indica que a praia também fica a 5 minutos de balsa, em um caminho que liga a Rota Ecológica dos Milagres a Maragogi. 

O portal Viagem e Turismo, da Abril, é categórico quando classifica a Praia do Patacho como uma das melhores do Brasil. 

Praia da Barra do Camaragibe 

Considerada uma das mais aconchegantes e indicadas para passeios em família, a Praia da Barra do Camaragibe é formada pelo encontro do mar com o rio Camaragibe. 

Local possui piscinas naturais de água morna. 

O que fazer em São Miguel dos Milagres?

Não só de passeios praianos se faz São Miguel dos Milagres. À tarde e à noite, a indicação é curtir o Milagres do Toque Beach Club, localizado na Praia do Toque, e o Villa Milagres, no Porto da Rua. 

Ambos contam com música ao vivo aos fins de semana. Assim como o restaurante Patrícia Bistrô, também em Porto da Rua.

Veja as indicações de bares e restaurantes: 

Milagres do Toque Beach Club 

  • Endereço: Rua Felizberto Ataíde, Praia do Toque
  • Horário: todos os dias de 9h às 16h

Villa Milagres

  • Endereço: Rua Aderbal da Costa Raposo, 585, Porto da Rua
  • Horário: todos os dias de 17h às 23h

Patrícia Bistrô 

  • Endereço: Rua Eurico Marinho, 37, Porto da Rua
  • Horário: quinta a domingo de 18h às 22h

Restaurante No Quintal

  • Endereço: Rua do Campo, s/n - Praia do Toque
  • Horário: terça a sábado de 12h às 21h e domingo de 12h às 15h

Peixes-bois 

peixe-boi na orla de alagoas
Legenda: Rio Tatuamunha é abrigo para peixes-bois
Foto: Thomas Lehmann/Wikimedia Commons

O Rio Tatuamunha, que também se encontra com o mar na praia, é abrigo para peixes-bois. De acordo com informações do portal Milagresse, o santuário natural dos animais tem passeios organizados. 

A Associação Peixe-boi, responsável por preservar o local onde ficam os mamíferos marinhos, faz passeios com limite de 70 pessoas por dia. 

Por uma média de R$ 30 por pessoa, um guia credenciado conduz de jangada o passeio, que dura cerca de 40 minutos no rio Tatuamunha. 

Passeio para ver peixes-bois 

Associação Peixe-boi 

  • Agendamentos: (82) 3298-6247 e (82) 99810-3021
  • Endereço: Rua Luiz Ferreira Dorta, 25, Tatuamunha – Porto de Pedras
  • Informações por e-mail: contato@associacaopeixeboi.com.br

Hospedagem em São Miguel dos Milagres

A hospedagem em São Miguel dos Milagres conta com diversas opções, com pousadas e hotéis em várias das praias da região. Confira as indicações:

Pousada do Toque 

Com 17 unidades, entre chalés e suítes, as acomodações da Pousada do Toque, situada na Praia do Toque, contam com ar-condicionado, frigobar, camas king size, varanda com redes, entre outras vantagens. 

O empreendimento tem ainda um vasto cardápio gastronômico, assinado pelo chef Nilo. 

Endereço: Rua Felisberto Ataide
Contato e reservas: (82) 3295-1127, (82) 99928-2058 e pousada@dotoque.com 

Pousada Origami 

Com cinco chalés em um espaço de 10 mil metros quadrados, além de restaurante, a Pousada Origami, também na Praia do Toque, é opção para quem procura "paz e tranquilidade", segundo define o site.

A hospedagem ainda oferece nos quartos geladeira ou frigobar, ar-condicionado, TV e possui alguns quartos com vista para o mar.

Endereço: Praia do Toque
Contato e reservas: (82) 99963-2223 e bemvindo@pousaorigami.com.br

Pousada Samba Pa Ti 

Localizada na Praia do Patacho, a Pousada Samba Pa Ti dispõe de 11 bangalôs e um quarto tipo studio para acomodações. Cercada de coqueiros e com vista do mar, o equipamento conta ainda com restaurante, café da manhã e bar. 

Todas as acomodações possuem ar-condicionado, TV a cabo e frigobar. Pousada fica a 105 km do Aeroporto de Maceió. 

Endereço: Praia do Patacho, s/n
Reservas: telefone e WhatsApp (82) 2126-7490 e reservas@pousadasambapati.com.br 

Paru Boutique Hotel 

No coração da Praia do Marceneiro, o Paru Boutique Hotel oferece uma experiência de quartos com design que homenageia a essência artesanal de Alagoas. 

Com restaurante e piscina, o local tem vista privilegiada do mar e suítes exclusivas.

Endereço: AL 101 Norte, km 3, S/n, Passo de Camaragibe, Praia do Marceneiro
Reservas: (82) 99404-4050, 3258-5155, 99187-1700 e contato@paruhotel.com.br

Pousada Riacho dos Milagres

Com nove acomodações, restaurante e piscina de frente para o mar, a Pousada Riacho dos Milagres é uma opção para quem quer curtir as programações da Praia do Riacho. 

Entre as vantagens dos quartos, estão ar-condicionado, TV por assinatura com 120 canais, frigobar e banheiro com chuveiro quente. 

Endereço: Praia do Riacho, s/n
Reservas: (82)3295-1206 e 99312-0258 e pousadariachodosmilagres@gmail.com

* As informações foram colhidas junto ao Governo de Alagoas e à Prefeitura de São Miguel dos Milagres.