Conheça as 5 melhores praias de Fortaleza

Não deixe de conferir cinco trechos do litoral da cidade ideal para férias ou um descanso de fim de semana

Escrito por Renato Bezerra ,
Praia da Barra do Ceará, uma das melhores praias de Fortaleza
Legenda: O melhor lugar do mundo é aqui, mesmo
Foto: Nilton Alves

Pensar em Fortaleza é remeter, de cara, a belas praias e a um clima tropical, convidativo a qualquer época do ano. E, de fato, a capital cearense não decepciona quando o assunto é pé na areia, banho de mar e sol a gosto. Se você pretende visitar a cidade na sua próxima viagem, não deixe de conferir cinco praias que vão elevar o seu roteiro, seja ele de férias ou para um breve descanso de fim de semana.  

Veja também

Compreendido entre os limites das fozes dos rios Ceará, a oeste da cidade, e Pacoti, ao leste, o litoral de Fortaleza possui uma extensão de 34 quilômetros, divididos em cerca de 15 praias. Veja as principais: 

Praia de Iracema 

Situada na região central do litoral de Fortaleza, a praia de Iracema leva o nome do bairro onde está situada e é considerada por muitos como a mais democrática da cidade, já que atrai diferentes tipos de visitantes, entre turistas, grupos familiares e muitos jovens.   

Pôr do sol na Praia de Iracema
Legenda: A Praia de Iracema é um dos trechos do litoral mais procurados pelos amantes do pôr do sol
Foto: Kid Junior

O mar de ondas calmas é um convite para relaxar em quase toda sua extensão. O grande aterro na praia, por sua vez, é reduto dos adeptos da atividade física, seja cedinho da manhã ou nos fins de tarde.  

Outro atrativo é o largo calçadão, bastante procurado por pessoas fazendo caminhada. Aos fins de semana, no entanto, o espaço agrega um público bem maior e o espaço chega a ser disputado entre corredores, ciclistas, skatistas e patinadores, demandando uma atenção maior para evitar incidentes. 

Trecho da Praia de Iracema
Legenda: O mar de ondas calmas é um convite para relaxar em quase toda extensão da Praia de Iracema
Foto: Helene Santos

Pôr do sol em Fortaleza

Para os amantes do pôr do sol, um dos trechos mais frequentados é o point conhecido como ‘Praia dos Crush´. Localizado entre o espigão da Rua João Cordeiro e a antiga Ponte dos Ingleses, o local se popularizou entre os jovens pelo clima de paquera à beira-mar.  

E por falar nos espigões da região, os equipamentos estão entre os pontos turísticos mais visitados da Praia de Iracema, sendo uma ótima oportunidade para uma visão privilegiada tanto do mar quando do ‘skyline’ da orla de Fortaleza.  O espigão da Rui Barbosa, no entanto, está fechado para reforma.  

Mais adiante, outro trecho que vem se popularizando é a Praia do Poço da Draga, que leva o nome da comunidade homônima. O local é originário de uma colônia de pescadores e bastante frequentado por surfistas em decorrência do mar com ondas mais fortes.

Nos últimos anos, nota-se, contudo, uma migração de público, especialmente os jovens, que passaram a lotar a praia aos fins de semana. 

O maior resquício daquele que foi considerado o primeiro porto marítimo de Fortaleza ainda está presente com a Ponte Metálica Velha. Bastante popular entre crianças e adolescentes da própria comunidade, a antiga estrutura hoje atrai pessoas de diversas partes da cidade.  

Ponte Velha, na Praia do Poço da Draga
Legenda: A Ponte Metálica Velha, na Praia de Iracema, atrai pessoas de diversas partes da cidade
Foto: Fernanda Siebra

A ponte ainda reúne pescadores solitários ou em pequenos grupos, mas seu maior público chega ao local para contemplar uma vista privilegiada da cidade, apreciar o cair do sol, ou até mesmo se aventurar em grandes e divertidos pulos ao mar.  

Balneabilidade 

Por se tratar de uma região bastante urbana, por vezes trechos da praia de Iracema não estão adequados ao banho. Para curtir o mar sem riscos, o recomendado é consultar o boletim de balneabilidade das praias de Fortaleza antes de sua visita.

Praia do Meireles 

Encostada na Praia de Iracema temos a Praia do Meireles. Ela é a mais urbana da região central da cidade, com a famosa Avenida Beira-Mar como cartão postal e uma grande influência da rede hoteleira. Por isso, é bastante procurada por quem deseja se hospedar na cidade.  

Praia do Meireles
Legenda: A praia do Meireles tem mar calmo, convidativo a um banho para relaxar
Foto: Kid Junior

O mar também é calmo nessa região e convidativo a um banho para relaxar. Se você é adepto de atividades e esportes na água, é possível alugar pranchas de ‘stand up paddle’, caiaque e até canoa havaiana em vários pontos da orla. Com preços atrativos, a diversão é garantida entre adultos e crianças.  

Toda a região é bem estruturada, com barracas de praia, restaurantes, lojas, quadras de esporte e a famosa Feira de Artesanato, local de parada obrigatória para quem visita a cidade. É nessa região que também está localizado o Jardim Japonês. 

No entanto, é na orla da Praia do Meireles que turistas e fortalezenses ainda se deparam com trechos de obras de reestruturação. O projeto da ‘nova’ Beira-Mar começou a ser executado há três anos e está com 93% dos trabalhos concluídos.

Atividades na Praia do Meireles
Legenda: Se você é adepto de atividades e esportes na água, é possível alugar pranchas de ‘stand up paddle’ e caiaque na Praia do Meireles
Foto: Kid Junior

Praia da Barra do Ceará

Há cerca de 10 quilômetros do Centro está localizada a Praia da Barra do Ceará. Com grande representação histórica para o Estado, foi lá onde aconteceu a primeira ocupação holandesa do Ceará, em 1603.

O bairro de mesmo nome é considerado o mais antigo de Fortaleza e defendido por historiadores como o local que deu origem a cidade. 

Ponte do Rio Ceará
Legenda: O encontro do Rio Ceará com o mar é um dos destaques da Praia da Barra do Ceará, tendo ao fundo a imponência da Ponte José Martins Rodrigues
Foto: Natinho Rodrigues

Bastante turística, especialmente entre os fortalezenses, a região contou com requalificações em pontos chaves do bairro, como o monumento Marco Zero, trazendo assim mais segurança para os frequentadores.   

A praia é formada por dunas fixas e recifes naturais, tendo o pôr do sol considerado por muita gente como o mais bonito da capital cearense.  Aos fins de semana, costuma reunir famílias que buscam relaxar longe de trechos mais badalados do litoral.  

O encontro do Rio Ceará com o mar é um dos destaques da região, tendo ao fundo a imponência da Ponte José Martins Rodrigues, mais conhecida como Ponte do Rio Ceará. A grande estrutura separa Fortaleza do Município de Caucaia. 

O passeio de barco pelo Rio Ceará está entre as opções de lazer do local, assim como a prática de ‘stand up paddle´. A praia ainda conta com barracas na faixa de areia e um dos restaurantes mais tradicionais do bairro: o Albertu’s.  

Passeio de barco pelo Rio Ceará
Legenda: O passeio de barco pelo Rio Ceará está entre as opções de lazer da Praia da Barra do Ceará
Foto: Natinho Rodrigues

A poucos metros dali, o grande calçadão do Vila do Mar é um convite para caminhadas ou até pedaladas, já que o local dispõe de ciclofaixa. O Trecho ainda conta com uma barraca de praia e um café.   

Praia do Futuro 

É na região leste da cidade que se encontram os cerca de sete quilômetros de orla mais famosos de Fortaleza, pelo menos em âmbito nacional. A Praia do Futuro é a queridinha dos turistas, que se impressionam, especialmente, com a super estrutura oferecida pelas barracas em quase toda a sua extensão.  

Barraca da Praia do Futuro
Legenda: A Praia do Futuro é a queridinha dos turistas, que se impressionam com a super estrutura oferecida pelas barracas
Foto: Kid Junior

Diferente da região central, a qualidade da água quase sempre permite o banho recreativo sem riscos à saúde, embora o mar seja bastante agitado, o que requer mais cautela por parte dos banhistas. 

O que fazer na Praia do Futuro? 

Um bom local para curtir a folga depois de uma semana de trabalho, a região atrai tradicionalmente famílias aos fins de semana durante todo o ano.  É de praxe escolher uma das mega barracas para passar boa parte do dia relaxando em frente ao mar. 

Muitos dos equipamentos, inclusive, ofertam possibilidades de lazer para além dos atrativos naturais, como grandes piscinas, parques infantis e quadras esportivas. A culinária é uma atração à parte, com opções que vão de pratos típicos do Ceará a frutos do mar.  

Unindo-se ao mar de cor esverdeada e ondas revoltas, os ventos fortes também fazem a Praia do Futuro ser bastante procurada por surfistas e kitesurfistas, de dentro e fora do país. Mas atenção, a prática do kitesurf no local é regulamentada por decreto municipal, que proíbe sua realização aos domingos e feriados locais e nacionais.  

Kitesurf na Praia do Futuro
Legenda: Os ventos fortes fazem a Praia do Futuro ser bastante procurada por kitesurfistas
Foto: Nah Jareissati

A região também é bem servida de hotéis, e turistas historicamente encheram as areias nos períodos de alta estação. O movimento, no entanto, enfrenta baixa desde o início da pandemia de Covid-19.  

Praia da Sabiaguaba 

Longe do agito de turistas está a bela e super tranquila praia da Sabiaguaba, localizada no bairro de mesmo nome, a 15 quilômetros do centro. Com uma extensa faixa de areia clara, trata-se de uma praia predominantemente nativa, onde a pesca é a principal atividade. 

Praia da Sabiaguaba
Legenda: A praia da Sabiaguaba é ideal para quem busca um contato mais puro com a natureza
Foto: Carlos Marlon

A região é ideal para quem busca um contato mais puro com a natureza, já que possui poucas construções imobiliárias.  É também na praia que estão localizados o Parque Natural Municipal das Dunas da Sabiaguaba e a Área de Proteção Ambiental (APA) da Sabiaguaba, duas unidades de conservação administradas pela prefeitura de Fortaleza. 

Com cenário mais rústico, a região conta com somente duas grandes barracas para os visitantes, e alguns outros quiosques mais simples. A área do encontro com o Rio Cocó é bastante procurada por moradores locais e visitantes de outros bairros.  

Assuntos Relacionados