Como descartar os frascos de esmalte sem prejudicar o meio ambiente

O produto contém substâncias tóxicas que, em contato com o solo, pode afetar o meio ambiente e até a saúde humana. Saiba qual procedimento deve ser feito para o descarte correto dos frascos

Escrito por Claudia Riello , claudia.riello@gmail.com
Como descartar os frascos de esmalte sem prejudicar o meio ambiente
Legenda: Como descartar os frascos de esmalte sem prejudicar o meio ambiente
Foto: Shutterstock

O esmalte é um dos produtos de beleza mais queridos das brasileiras. Ter as unhas pintadas, para muitas, eleva até a autoestima. Mas você sabe como os frascos devem ser descartados de forma correta para evitar contaminação? Se a resposta foi no lixo comum, é aí que você se engana.    

As tintas dos esmaltes contêm diversas substâncias e componentes químicos como solventes, resinas, plastificantes e corantes que são prejudiciais e danificam diretamente o solo e até mesmo a saúde humana.  

Além do risco à natureza, realizar o descarte de forma incorreta dos vidros acarreta outro problema: o risco de possíveis ferimentos à pele se tiverem contato com os pedaços do material cortante. 

Usuária assídua de esmaltes, Barbara Cecília, 30, não sabia como fazer o descarte correto até adotar alguns cuidados práticos.  

Barbara Cecília.
Legenda: Barbara Cecília.
Foto: Reprodução

“Recentemente descobri que descartava os esmaltes de forma errada, jogando no mesmo lixo que os demais materiais orgânicos. Agora, espero o esmalte evaporar em uma folha de papel e descarto nos lixos recicláveis de cada material, separando o vidro do papel”, ressalta Barbara. 

 

Afinal, como descartar de forma correta? 

Para fazer o descarte corretamente dos esmaltes, é necessário despejar o líquido em um papel para que as substâncias tóxicas evaporem. Após o processo, é possível separar os materiais para serem recicláveis, bem como o papel usado, pois já não há mais como gerar contaminação. Porém, antes de seguir o passo a passo, aproveite o restinho das tintas e aflore a sua criatividade. Desenhe, pinte, faça artesanatos. É bom até como forma de relaxamento. 

Confira as dicas da SISI para realizar o descarte correto dos frascos de esmalte:

Confira dicas da SISI para realizar o descarte correto dos frascos de esmalte.
Legenda: Confira dicas da SISI para realizar o descarte correto dos frascos de esmalte.
Foto: Infográfico SISI/ Danilo Florentino

São em pequenas atitudes que podemos mudar grandes consequências. Busque iniciativas sustentáveis, como essa, para diminuir o impacto ao meio ambiente. Ações de preservação à natureza precisam virar rotina no dia a dia, não podem ser levadas como fardo ou algo trabalhoso de ser realizado. Só assim conseguiremos salvar o planeta