Ceará teve apenas um candidato com nota mil na Redação do Enem 2020

A maior parte dos estudantes com nota máxima na prova é do Nordeste

Legenda: A média geral da redação foi a maior entre as provas do Enem 2020, com 588,74 pontos
Foto: Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Dentre os 28 candidatos que obtiveram notal mil na Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020, apenas um é do Ceará, inscrito de Fortaleza, segundo balanço divulgado nesta quarta-feira (31) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Conforme o instituto, as cidades de Aracaju (SE), Cajazeiras (PB), Imperatriz (MA), Macaúbas (BA), Maceió (AL), Natal (RN), Paulo Afonso (BA) e Recife (PE) também tiveram apenas uma redação com nota máxima cada. 

A maior parte dos estudantes com nota máxima é do Nordeste: 12. Em seguida vem o Sudeste (11), a região Norte (3) e o Centro-Oeste (2).

Mulheres tiveram maioria das notas 

Entre os que mais se destacaram na Redação, 20 são mulheres, o equivalente a 71,4% do total. A maior parte delas vem do Sudeste, com 10 dos 11 textos melhores avaliados, sendo 6 do estado do Rio de Janeiro.

Veja também

O balanço aponta, ainda, que, entre os "nota mil", 25 candidatos realizaram a versão impressa do exame. Dois fizeram o Enem Digital e um participou da reaplicação.

A média geral da Redação foi a maior entre as provas do Enem 2020, com 588,74 pontos. Entre os mais de 2,7 milhões de textos corrigidos, no entanto, mais de 86 mil pessoas zeraram a prova.

Nesta edição, os temas propostos foram “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”  na versão impressa, e "O desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil" na versão digital. 

Na reaplicação da prova, assim como para os adultos privados de liberdade e jovens sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL) o tema foi "A falta de empatia nas relações sociais no Brasil". 

A consulta das notas pelos candidatos que realizaram a prova física, o Enem digital e o Enem PPL - modalidade destinada para pessoas privadas de liberdade - pode ser feita na página do participante.

Veja os erros que podem zerar a Redação:

  • Fugir do tema proposto
  • Não atender a proposta pedida
  • Letra ilegível
  • Entregar a Folha de Redação sem nada escrito
  • Usar parte de texto desconectada do tema proposto
  • Escrever somente sete linhas, qualquer que seja o conteúdo
  • Escrever predominante ou integralmente em língua estrangeira
  • Usar impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação
  • Fazer uma estrutura de texto diferente do tipo dissertativo-argumentativo
  • Apresentar nome, assinatura, rubrica ou qualquer outra forma de identificação