Saiba como fazer fantasia de Carnaval com itens que você tem no guarda-roupa

Peças monocromáticas e roupas de banho podem ser utilizadas na hora de criar o look carnavalesco

Escrito por Redação ,
Legenda: Com roupas do cotidiano, foliões fazem fantasias criativas.
Foto: Camila Lima

O mês oficial do carnaval ainda não começou, mas os blocos pré-carnavalescos já estão animando os foliões aos fins de semana em diversos pontos da Capital. Nessa época, aproveitar roupas do guarda-roupa para customizar a própria fantasia pode ser uma boa alternativa para quem deseja economizar e ser autêntico na hora de se caracterizar. 

Outra opção sustentável para esse período é comprar peças "coringas" que podem ser usadas não só no Carnaval, mas também em outras ocasiões, segundo a designer Beatriz Gondim.

"Brilho e cor sempre se repetem, apesar das tendências mudarem. Se tiver uma peça paetê, com brilho ou então colorida, você pode misturar com outras coisas e usar ela no dia a dia durante o ano e também guardar para o carnaval", sugere. 

O destaque da fantasia está na parte de cima do look, de acordo com a consultora de imagem Mariella Fassanaro. Por isso, a especialista aconselha caprichar nessa região e deixar o restante da caracterização o mais confortável possível. “No resto do look, apenas muito conforto e zero aperto em shorts, saias e especialmente nos pés”, indica. 

Para transformar roupas antigas em fantasia, Beatriz recomenda definir primeiro o tema para procurar algo no guarda-roupa que se encaixe. A designer e a consultora de imagem separaram algumas dicas para acertar na hora da caracterização sem gastar muito.  

1. Pesquisar referências

Com o Instagram e o Pinterest, se tornou mais fácil buscar inspirações na internet. Para quem não tem habilidade em cortar e costurar, a dica é ficar de olho em referências mais simples, cujas releituras necessitem apenas de peças básicas já existentes no guarda-roupa, como top croppeds e t-shirts. Fantasias de Halloween também podem servir de modelo. “Quem tem mais intimidade com costura pode cortar uma calça jeans e fazer shortinho ou hot pants dela, ou cortar t-shirt e fazer um top cropped”, indica a designer Beatriz Gondim.

Legenda: O pinterest é uma plataforma ideal para buscar inspirações carnavalescas.
Foto: Reprodução

2. Roupa de banho

Os maiôs e biquínis são opções versáteis para construir diversas fantasias sem precisar sofrer com calor no bloco. Combinado com diferentes acessórios, a mesma peça de banho pode se tornar mais de uma fantasia. Aproveite a estampa do maiô ou do biquíni para se inspirar na hora da caracterização. “Se tenho um biquíni de oncinha, por exemplo, posso procurar um brinco verde e juntar com outro acessório da mesma cor e inventar uma fantasia mais tropical”, aconselha Beatriz.

Legenda: Os bodys podem se tornar fantasias versáteis quando combinados com acessórios.
Foto: Camila Lima

3. Acessórios 

Esses apetrechos se combinados de forma certa, podem transformar a mesma peça de roupa em diferentes fantasias. Uma escolha certa é apostar nas tiaras tradicionais de carnaval.  O folião pode comprar um arco e fabricar o própria acessório em casa, enfeitando-o com artigos personalizados ou comprá-lo já pronto. Mas na hora de customizá-las, é indicado olhar a qualidade do material. Brincos e colares também são bem-vindos na caracterização. Outra dica é usar aquele chapéu esquecido no guarda-roupa.  

Legenda: Os acessórios valorizam o look do carnaval.
Foto: Fabiana de Paula

4. Originalidade

Com criatividade, o folião pode fugir do convencional e inventar o seu próprio personagem. Por ser uma fantasia única e original, qualquer peça do guarda-roupa pode ser parte da caracterização. “Pode criar seu próprio super-herói ou reproduzir um meme, por exemplo. É engraçado, barato e super sustentável”, recomenda Mariella. 

Legenda: Uma única peça de roupa pode se transformar em fantasia.
Foto: Camila Lima

5. Monocromático

A combinação de peças da mesma cor se transforma em fantasia quando associados com a maquiagem e os acessórios certos. “Eu posso pegar coisas que tenham dourado no meu guarda-roupa e posso me fantasiar de estrela ou de sol, por exemplo”, aponta Beatriz.

Legenda: Looks monocromáticos são uma alternativa prática para o carnaval.
Foto: Reprodução/Pinterest

Assuntos Relacionados