Oscar 2019: diretores mexicanos ganharam mais vezes na última década  

Neste ano, acreditem, o favorito é de novo um mexicano: Alfonso Cuáron por “Roma”, que, sim, tem na Netflix. Spike Lee, que é americano, também desponta como outro favorito por “Infiltrado na Klan”.  

Escrito por Redação ,

De 2010 até 2018, somente dois norte-americanos venceram o Oscar de Melhor Direção. Os mexicanos lideram a lista da última década com quatro estatuetas, sendo duas para Alejandro Iñárritu, uma para Alfonso Cuáron, que é favorito ao prêmio neste ano; e uma para Guilermo del Toro, que venceu a premiação em 2018. Os indicados ao Oscar 2019 foram anunciados nesta terça-feira (22). 

Em 2010, o Oscar foi para a americana Kathryn Bigelow, por “Guerra ao Terror”; em 2011, para o britânico Tom Hooper, com “O Discurso do Rei”. Já em 2012, o prêmio foi para o francês Michel Hazanavicius e o seu “O Artista”.  

No ano seguinte, em 2013, foi a vez do taiwanês Ang Lee por “As Aventuras de Pi”. Tudo bem, ele é radicado nos Estados Unidos, mas sua origem taiwanesa. Em 2014 o Oscar foi para...o mexicano Alfonso Cuarón, pelo tenso “Gravidade”. 

Em 2015 quem levou a estatueta dourada foi o também mexicano Alejandro Iñarritu, por "Birdman", e, em 2016, veio o repeteco de Inãrritu, dessa vez por “O Regresso”.  

Em 2017, enfim, o Oscar foi novamente para um americano (mais precisamente um  franco-americano), Damien Chazelle, o mais jovem a receber a premiação, com o musical “La La Land”. Ano passado, 2018, o prêmio foi, mais uma vez, para um mexicano: Guillermo del Toro e o seu “A Forma da Água”.  

Neste ano, acreditem, o favorito é de novo um mexicano: Alfonso Cuáron por “Roma”, que, sim, tem na Netflix. Spike Lee, que é americano, também desponta como outro favorito por “Infiltrado na Klan”.  

Adam McKay, também americano, está na disputa, assim como o grego Yorgos Lanthimos e o polonês Pawel Pawlikowski.  

Veja a lista de vencedores de 'Melhor Diretor" desde 2010:  

2010 - Kathrn Bigelow - “Guerra ao Terror” (EUA) 

2011 - Tom Hooper - “O Discurso do Rei” (Reino Unido) 

2012 - Michel Hazanavicius - “O Artista” (França) 

2013 - Ang Lee* - “As Aventuras de Pi” (Taiwan) 

2014 - Alfonso Cuarón - “Gravidade” (México) 

2015 - Alejandro Iñarritu -  “Birdman” (México) 

2016 - Alejandro Inãrritu - “O Regresso” (México) 

2017 - Damien Chazelle** - “La La Land” (EUA) 

2018 - Guillermo del Toro - “A Forma da Água” (México) 

*é radicado nos Estados Unidos 

**tem cidadania francesa