Adriano Paz inaugura a mostra “Sustenta Fé”, nesta quarta-feira (4)

A exposição do artista apresenta 20 obras inéditas de figuras religiosas de criação do maranhense

Escrito por Redação ,
Legenda: Imagens de figuras religiosas compõem a exposição

Cores em figuras religiosas compõem as obras do novo trabalho de Adriano Paz, "Sustenta Fé". A exposição composta por 20 obras inéditas do artista estreia nesta quarta-feira (4), no espaço cultural do Hotel Sonata de Iracema. Além de representar a arte sacra, o maranhense buscou unir a temática da sustentabilidade no novo trabalho por meio da reutilização de folhas de revista para a composição das colagens.

A escolha pelo tema religioso se deu a partir das próprias vivências e crenças do artista. "Era um desejo que eu tinha há bastante tempo de fazer uma série voltada mais para a arte sacra, principalmente pra desenvolver alguns trabalhos com os quais eu me identifico bastante", explica.

Legenda: Representação de São Francisco de Assis por Adriano Paz

As obras são os retratos de imagens de símbolos da religião católica, como Nossa Senhora, Santa Terezinha e São Francisco, "santos que realmente têm uma fé bastante sólida dentro da religião", compostos pela sobreposição de pedaços de papéis que unidos formam cada figura.

Produção

Tendo como especialidade a técnica da colagem, Adriano contou com a doação de revistas de instituições, empresas e também com campanhas de arrecadação realizadas por amigos para desenvolver a série apresentada na mostra.

Esse caráter sustentável do método escolhido pelo artista é apontado por ele como o diferencial dentre as outras possibilidades. "Tirar algo que ia para o lixo e reaproveitar, é essa a diferença que eu acredito, além do desafio de pegar papéis e juntar essas cores e formas para transformar em uma imagem", pontua.

Legenda: Representação de Nossa Senhora feita a partir da técnica da colagem

A produção das obras, portanto, precisa de planejamento. Adriano explica que o primeiro passo é com um esboço na tela em branco, para então depois começar o preenchimento com o papel. "É como se fosse um mosaico, vou juntando e formando toda aquela imagem. Finalizo com tintas para fazer o contorno e dar um acabamento melhor".

A mostra ainda se propõe a ter um cunho social, já que parte da renda arrecadada com a venda dos quadros será revertida em doação para instituições carentes.

Carreira

Adriano se apaixonou pela arte ainda criança e acredita ter nascido com o dom. "Eu sempre desenhava e sempre tive um sonho de ser artista, de ser reconhecido", relembra. Natural do Maranhão, veio morar no Ceará aos 19 anos agarrado na crença de conseguir realizar o sonho. Em Fortaleza, ingressou no curso de Design de Interiores, onde conheceu a professora que o guiou para a trajetória profissional.

Legenda: Natural do Maranhão, Adriano veio morar no Ceará aos 19 anos

"Ela viu meu potencial desse lado artístico e começou a me orientar para além do curso. Estudei sobre artes, vi o trabalho de alguns artistas, me inspirei para poder desenvolver e escolher uma técnica para me aperfeiçoar, aí desde então que me apaixonei pela colagem", diz.

Inspirado em Vik Muniz e Vando Figueiredo, Adriano passou a trabalhar profissionalmente com a arte. Hoje, aos 28 anos, se tornou especialista em reproduzir rostos de famosos e de grandes personalidades.

"No início, comecei fazendo colagens do mundo artístico, de personalidades como Fátima Bernardes e Claudia Leitte, e tive a oportunidade de conhecê-las e entregar. O que gerou uma repercussão muito grande", finaliza.

Assuntos Relacionados