218 mil cearenses ainda não declararam o IRPF

O prazo para prestar contas com o Fisco vai até sexta-feira (29). Até ontem, 65% tinham declarado no Estado

Escrito por Murilo Viana - Repórter ,
Legenda: Contribuintes podem tirar dúvidas com a Receita Federal ou com o Conselho Regional de Contabilidade do Ceará, por meio do WhatsApp
Foto: FOTO: FERNANDA SIEBRA

Um em cada três contribuintes cearenses que precisam declarar Importo de Renda (IR) deixaram para efetuar a prestação de contas com a Receita Federal entre hoje e a meia-noite da próxima sexta-feira (29), quando se encerra o prazo. Até ontem, haviam feito a declaração 406,8 mil contribuintes, o que corresponde a 65% dos 625 mil documentos que a Receita espera receber neste ano. Dessa forma, para 218,2 mil (35%) pessoas que são obrigadas a prestar contas com o Leão restam apenas três dias, e quem deixar para sexta está sujeito a vários riscos.

"Não é o dia final apenas para entregar, mas também para aqueles que ainda tem imposto a pagar", ressalta o auditor fiscal da Receita Federal, Vitor Casimiro, avaliando que o ritmo de entrega dos documentos está dentro do esperado. Se, por exemplo, alguém deixar para preencher a declaração depois das 16h e se deparar com débitos a pagar nesse momento, não irá encontrar mais bancos abertos para quitar a dívida, a não ser que possua serviço de internet banking.

Além de falta de documentos, quem deixar para prestar contas nas últimas horas pode se deparar com "um congestionamento (de rede) da própria Receita Federal e também algumas eventualidades, como queda de internet ou falta de energia", alerta a presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Ceará (CRC-CE), Clara Germana.

No caso de perder o prazo estipulado pela Receita, o contribuinte deverá arcar com várias penalidades. "Quem descumprir o prazo estará sujeito à multa de no mínimo R$ 165 reais, e também se tiver algum imposto a pagar vai se gerar um percentual em cima desse imposto. No caso de você fazer um empréstimo no banco, eles vão solicitar a declaração e você não emitiu. Você fica impedido de fazer algumas transações bancárias", diz a representante do conselho.

Dúvidas

O contribuinte pode tirar dúvidas sobre a declaração do Imposto de Renda pelo WhatsApp. O CRC-CE recebe os questionamentos até a próxima sexta-feira, por meio do "Zap Leão", no telefone (85) 99763-6209. Também é possível esclarecer questões por meio do site da Receita (http://idg.receita.fazenda.gov.br/). No endereço eletrônico, há um serviço chamado "Fale conosco", em que dúvidas são respondidas no prazo de 48h. Portanto, hoje é o último dia para os contribuintes que esperam ter as questões respondidas até sexta-feira.

No Brasil, 18,2 milhões de declarações já foram feitas, ou seja, 64% do total de documentos esperado (28,5 milhões).

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.