Tiara volta a ser tendência no mundo fashion

Presente desde os anos 1960 e febre nos anos 1990, acessório permite compor produções simples e sofisticadas

Escrito por Mylena gadelha , mylena.gadelha@diariodonordeste.com.br
Legenda: Miuccia Prada apostou no retorno da tendência no fim do ano passado em Milão. Na nossa capa, criação da designer cearense Jomara Cid
Foto: Andreas Solaro/AFP

Com estampas, pedrarias, lisas, entre outras características. Essas podem ser algumas das versões das famosas tiaras. Ícones do mundo da moda por volta dos anos 1990 - e antes disso também - o acessório ficou marcado como aposta para esta temporada logo após o desfile de verão 2019 de Miuccia Prada, em Milão, no mês de setembro do ano passado.

Muitas personalidades entraram na onda, marcas desenvolveram novas versões e o retorno foi, enfim, oficializado. Já conseguiu inclui-lo nos looks do dia a dia?

Conta-se que as tiaras surgiram há muitos anos, ainda entre os povos antigos. Os egípcios, cretenses, gregos, etruscos, romanos e bizantinos utilizavam os adereços de cabeça para alguns tipos de formalidade ou até mesmo para uma espécie de proteção ao longo dos dias. Entre as mulheres, o ouro e as pedras preciosas eram quase uma constante e, querendo ou não, indicavam o status social ao qual elas pertenciam.

Novo momento

Atualmente, sem tanta pretensão, as tiaras podem ser a peça remanescente para complementar uma produção ou para dar um aspecto diferenciado ao cabelo. Também são usadas em eventos mais sofisticados ou importantes, como um casamento.

Legenda: Com pedrarias:Comuns em casamentos e festas mais sofisticadas, as tiaras que se assemelham a coroas, por exemplo, são utilizadas há anos pelas mulheres. Segundo estudos realizados pelo historiador inglês de moda James Laver, antigamente esses acessórios eram sinais de status social e transpareciam a importância de cada uma delas.
Foto: DIVULGAÇÃO

Para Jomara Cid, designer cearense conhecida pelos trabalhos realizados na própria chapelaria, elas podem ser "uma ótima entrada para quem não tem o hábito de vestir acessórios de cabeça".

Legenda: Com pequenos detalhes:Além da Prada, algumas outras marcas internacionais resolveram apostar nas tiaras para a temporada de 2019. Dolce & Gabbana, Gucci e outras investiram no acessório, incluindo a Miu Miu. Na foto, a atriz Bruna Marquezine posa com um dos adereços da grife, que possui contornos e um laço delicado, capaz de conceder o diferencial da peça.
Foto: reprodução/instagram

A chapelaria de Jomara, por sinal, tem recebido encomendas cada vez mais constantes desde que o adorno se tornou tendência novamente. "Elas são parte do nosso portfólio permanente desde nossa abertura, há 8 anos, por ser um curinga no mundo dos arranjos de cabeça", afirma ao comentar que desenvolve modelos para bebês, outros mais elaborados para festas e até mesmo os casuais para diversas ocasiões.

Apostas

Além disso, a designer explica quais os modelos mais comprados até o momento: o com turbante e o inspirado no desfile Prada, denominado "Aline". Sobre isso, relata uma nova abordagem desses acessórios:

Legenda: Mais estruturada: Parecida com o modelo desfilado em Milão por Miuccia Prada, o design de tiara mais estruturado também aparece como opção para quem deseja investir nesse acessório. O modelo "Aline", desenvolvido por Jomara, tem inspiração no estilo das mulheres francesas e pode ter pequenas pedras para incrementar a peça, deixando-a mais sofisticada.
Foto: Sérgio Filho

"A minha geração não está muito habituada a usar chapéus e acessórios de cabeça. Quando comecei a introduzir com visão mais urbana dos chapéus e acessórios como as tiaras, por exemplo, foi muito desafiador", pontua a chapeleira de 34 anos. Enquanto isso, chegou a vez de escolher o modelo preferido e brincar com as mais diversas produções.

Legenda: Como turbante: A procura pela tiara que se assemelha a um turbante também tem sido cada vez maior. A chapeleira Jomara Cid conta que este é um dos modelos mais procurados atualmente e possui um aspecto diferenciado dos anteriores. Muitas vezes, um lenço também pode ser usado nesse formato para atingir o visual e ganhar os contornos de tiara.
Foto: Sergio Filho

 

 

 

 

 

 

 

Assuntos Relacionados