Referência nacional, Vera Passos celebra 35 anos de escola de dança no Ceará

Escola de dança criada pela coreógrafa e bailarina Vera Passos chega a 35 anos de atuação estabelecida como referência local e nacional

Escrito por João Gabriel Tréz , joao.gabriel@svm.com.br
Diretora de dança, professora, coreógrafa e bailarina Vera Passos está à frente de academia que leva seu nome há 35 anos
Legenda: Diretora de dança, professora, coreógrafa e bailarina Vera Passos está à frente de academia que leva seu nome há 35 anos
Foto: Fabiane de Paula

Para a coreógrafa e bailarina Vera Passos, a dança chegou como herança direta e incontornável. Talvez por isso a artista e empresária tenha optado por seguir um caminho de compartilhamento e multiplicação desse patrimônio adquirido. O espaço dessa transmissão completa, em 2024, 35 anos: a Academia Vera Passos.

Falar do espaço formativo, no entanto, demanda voltar ainda antes de 1989. Mais especificamente, para 1984. Trabalhando como professora de dança com a mãe e a irmã, as bailarinas Regina Passos e Cláudia Borges, acabou estimulando e sendo estimulada por alunas para novos caminhos.

Veja também

Destaque nos festivais 

“Com o passar do tempo, elas começaram a querer competir e aí formei um grupo com algumas meninas, o Pano de Boca. Comecei a trabalhar com elas, montar espetáculos e ir para festivais. Elas começaram a querer mais e eu também”, recorda Vera em entrevista ao Verso.

A partir dessa experiência inicial, ela decidiu, cinco anos depois da criação do grupo, montar um espaço formativo próprio: a Academia Vera Passos. Por um bom tempo, inclusive as atuações do Pano de Boca e da escola foram simultâneas. 

“Viajava com o Pano de Boca, viajava com a Academia. Eram duas coisas muito importantes para mim. Só que a Academia foi tomando uma proporção maior, o grupo começou a exigir mais. Acabou que não estava dando conta e pesei na balança”
Vera Passos
coreógrafa e diretora da Academia Vera Passos

A decisão após a reflexão foi por encerrar as atividades do Pano de Boca após 15 anos e, então, focar na Academia. “Com os dois, não estava dando. Ela era onde eu me sustentava, era o que conseguia botar dinheiro em casa para sustentar meus filhos, minha vida”, aponta.

Mundo afora 

Mesmo antes de focar somente na escola, ela já era uma iniciativa reconhecida não somente no Ceará, mas no País. Marcos importante da trajetória da Academia, inclusive, ocorreram nos palcos do Festival de Dança de Joinville, um dos principais eventos da linguagem no País. 

A relação de Vera com o festival se iniciou ainda com o Pano de Boca, que foi premiado no primeiro ano em que participou, 1989. A partir de 1990, já também com a Academia, Joinville virou parada obrigatória. A presença das alunas cearenses em Santa Catarina foi tão marcante a ponto da Academia Vera Passos participar de momentos históricos do evento.

Academia Vera Passos tem ligação histórica com o Festival de Dança de Joinville, um dos principais eventos do segmento no País
Legenda: Academia Vera Passos tem ligação histórica com o Festival de Dança de Joinville, um dos principais eventos do segmento no País
Foto: Acervo Academia Vera Passos

“Em um ano, a gente fez uma coreografia que tirou o primeiro lugar e, anos depois, a gente foi convidada para subir ao palco na noite de gala de 35 anos do festival com ela”, lembra Vera. “Outro momento marcante foi quando o governador, em uma das aberturas, fez um discurso citando a Academia entre os melhores grupos do festival”, acrescenta.

Além de palcos brasileiros, a escola também ocupa há décadas espaços fora do País. “Em 1995, decidi ousar: ‘vou para os Estados Unidos!’. Me indicaram um concurso, fiz uma reunião com as mães e todo mundo topou. Lá, de cara, ganhamos com todas as coreografias. Fomos com coisas tradicionais nossas: no sapateado, levei baião; no jazz, capoeira”, conta Vera. 

'É um impacto bem grande a gente saber que é reconhecido fora do nosso Estado, que tem uma marca lá fora', celebra a coreógrafa e empresária Vera Passos
Legenda: "É um impacto bem grande a gente saber que é reconhecido fora do nosso Estado, que tem uma marca lá fora", celebra a coreógrafa e empresária Vera Passos
Foto: Acervo Academia Vera Passos

“Estamos assim desde 1989, viajando com a Academia anualmente”, atesta Vera. Para 2024, estão previstas viagens para Orlando, Califórnia — esta compondo o programa cultural Degustação de Dança, que promove intercâmbio cultural com profissionais estrangeiros — e, naturalmente, para o Festival de Dança de Joinville.

De aluna a gerente

Foi em 2002, quando tinha 16 anos, que Marina Viana entrou na Academia de Dança Vera Passos. Apesar de dançar desde criança na escola em que estudava, a então adolescente queria se aprofundar na arte.

“A intenção foi de fato usufruir de aulas de dança mais profissionais e evoluir com elas, participar dos festivais. E foi exatamente o que aconteceu”, compartilha com o Verso. A partir da formação, Marina acabou seguindo profissionalmente na Academia, tendo sido depois convidada pela própria Vera para atuar como professora.

A diretora Vera Passos e a gerente Marina Viana: encontro e permanência de gerações marcam Academia de Dança Vera Passos
Legenda: A diretora Vera Passos e a gerente Marina Viana: encontro e permanência de gerações marcam Academia de Dança Vera Passos
Foto: Fabiane de Paula

“As coisas foram acontecendo naturalmente. Sempre gostei de dançar e decidi muito nova que queria isso pra minha vida”, afirma Marina. Formada em Artes Cênicas pelo Instituto Federal do Ceará e pós-graduada em Propaganda e Marketing, ela também acumulou experiências como produtora. Eventualmente, na Academia, assumiu também o cargo de gerente.

Vera celebra a permanência de Marina e ainda outros funcionários na Academia. “A gente não faz um trabalho só. Graças a Deus, eu consegui fazer uma equipe maravilhosa. Muitos vieram daqui, começaram comigo e cresceram aqui dentro. Todo mundo que está trabalhando aqui já conhece o desenrolar da academia”, aponta.

Reconhecimentos e celebrações

“A gente tem uma vida muito intensa aqui. (2024) não vai ser tão diferente do que todo ano é, vai ter um pouco mais”, adianta Vera sobre os planos de comemorações. A Academia, por exemplo, já lançou um jornalzinho bimestral e está elaborando formas de compartilhar memórias dessa história em diferentes formatos.  

O cotidiano da escola, como apontam, já é motivo de celebração. “Sou muito grata a todas as oportunidades que tive na Academia. Sem dúvidas, encontrei o meu lugar e é nele que quero ficar por muitos anos. Trouxe amigos pra vida, pude crescer profissionalmente e venho crescendo sempre”, destaca Marina.

“Fico bem orgulhosa do trabalho que a gente desenvolveu durante todos esses anos. Quando saio daqui, sou celebridade. É um impacto bem grande a gente saber que é reconhecido fora do nosso Estado, que tem uma marca lá fora. Onde a gente, a Academia Vera Passos é conhecida como trabalho de excelência. É gratificante”, finaliza Vera.

Academia Vera Passos

Onde: rua Dr. Ribamar Lobo, 469 - Cocó
Mais informações: nos números (85) 3224-3963 e (85) 99605-2512 ou no Instagram @verapassosacademia

Assuntos Relacionados