Oficina gratuita ensina a preparar pratos mais leves e menos calóricos

O workshop “Cozinhando com o Chef: Salada Caesar”, do Senac, traz uma receita simples para quem curte cozinhar em casa e está interessado em uma alimentação mais saudável

Escrito por Redação ,
Legenda: A receita mais conhecida da Salada Caesar leva frango grelhado, mix de folhas e uma emulsão à base de azeite, limão, alho, gema, parmesão e anchovas
Foto: Brent Hofacker / Shutterstock

Uma alimentação saudável é essencial para garantir saúde e qualidade de vida em qualquer fase da vida, da criança ao idoso. Visando promover hábitos mais saudáveis e equilibrados, o Senac promove um workshop gratuito para quem deseja aperfeiçoar seus dotes culinários e aprender uma nova receita: a Salada Caesar, bastante popular nos Estados Unidos. A transmissão ocorre no dia 26 de setembro, às 16h, no Youtube.

Os inscritos receberão a lista de ingredientes antecipadamente, para que possam fazer o prato juntamente com o instrutor Matheus Vieira. De acordo com ele, o workshop vai apresentar uma nova versão da receita, mostrando técnicas para a elaboração do molho - uma emulsão à base de azeite, limão, alho, gema, parmesão e anchovas. A versão mais conhecida da receita leva também frango grelhado e mix de folhas.

De acordo com Thayse Guilherme, nutricionista da clínica do Núcleo Sesc e Saúde, fazer dos alimentos in natura ou minimamente processados a base da sua alimentação é um dos primeiros passos para uma vida mais equilibrada. Os alimentos in natura são aqueles obtidos diretamente de plantas ou de animais para o consumo, sem que tenham sofrido qualquer alteração, como folhas, frutas, verduras, legumes, ovos, carnes e peixes.

Ela aconselha ainda que se evite alimentos ultraprocessados (como refrigerantes, biscoitos e bolos industrializados, sopa e macarrão instantâneos), além de reduzir o consumo de óleos, gorduras, sal e açúcar ao cozinhar.

Para a especialista, a nutrição pode prevenir e retardar o desenvolvimento de várias doenças. Além disso, é aliada para quem deseja reduzir o percentual de gordura corporal, aumentar a massa muscular, melhorar aspectos da pele, ou até mesmo prevenir queda de cabelo e calvície. Independente da motivação, o acompanhamento nutricional é sempre recomendado.

Também será oferecido um curso remoto e ao vivo, entre os dias 19 e 29 de setembro, no qual o instrutor ensinará mais receitas práticas, saudáveis e com bom valor nutricional. As aulas ocorrerão por meio da plataforma Google Meet e as inscrições podem ser feitas através do site do Senac.

Serviço
Workshop Cozinhando com o Chef: Salada Caesar
Data: 26/09
Horário: 16h
Inscrições: https://www.ce.senac.br/saladacaesar/
Plataforma: Youtube Senac Ceará
Grátis

Curso Cozinhando em Casa: Saladas e Grelhados
Data: De 19/10 a 29/10
Horário: De 19h às 21h
Inscrições: https://cursos.ce.senac.br/loja/producao-alimenticia/gastronomia/cozinhar-em-casa-saladas-e-grelhados/
Plataforma: Google Meet
Valor: R$ 69,99 (Em até 2X no cartão de crédito)

Assuntos Relacionados