A calça da mamãe: jeans inspirado nos anos 1990 é tendência

O jeans do momento tem inspiração nos anos 1990 e abraça a diversidade dos corpos. Conheça a tendência das "mom jeans"

Escrito por Gabriela Dourado , gabriela.dourado@diariodonordeste.com.br

Cós bem alto, corte reto, tecido grosso e pouco ou nenhum elastano. A descrição é do modelo de calça que veio dos anos 1980 e 1990 para tomar lugar nos dias atuais. Chamadas "mom jeans" (ou calças da mamãe), pela referência a décadas passadas, a calça de cintura altíssima ganha espaço na nova geração pelo conforto e estilo. É o caso da estilista Amanda Pereira, 32 anos, capa dessa edição.

A inspiração veio, de fato, da própria mãe e das suas lembranças da infância. Por volta de 2011, Amanda já procurava o modelo nas lojas, porém sem sucesso, uma vez que a moda no Brasil à época era das cinturas baixíssimas, a la Britney Spears.

"Sempre curti os anos 1980 e 1990, mas tinha dificuldade de achar peças nesse estilo sem ser caricato. A minha primeira mom jeans eu comprei num brechó aqui em Fortaleza. Hoje, tenho algumas de brechós, lojas de departamento e marcas autorais", comenta a estilista.

Legenda: A estilista Amanda Pereira costuma encontrar as calças em brechós e marcas autorais
Foto: Natinho Rodrigues

Uma vez que o modelo já foi febre em outras décadas, os brechós são, de fato, os locais favoritos para encontrar uma peça cheia de histórias. Mas isso não quer dizer que o look deve trazer uma estética datada. Tudo é a forma como se compõe. "Você não precisa aderir toda uma estética retrô, tipo um túnel do tempo. Começar a usar uma 'mom jeans' com camiseta branca e tênis básico, é uma boa estratégia. Depois, você vai compondo combinações de acordo com seu estilo", indica Amanda.

Tudo no lugar

Foi também pela falta de opções em Fortaleza que Orleanne Barreto, 23 anos, decidiu produzir a própria mom jeans. Proprietária do brechó Retroagir, ela investiu na modelagem de cintura alta ajustada para vender em seu negócio. "Começamos a produzir no início de 2017, período em que era difícil encontrar aqui esse tipo de calça. Hoje, as moms se popularizaram", comenta a estilista.

Legenda: Orleanne Barreto produziu as próprias "mom jeans" após ter dificuldade para encontrar o modelo em Fortaleza
Foto: Natinho Rodrigues

Para Orleane, o modelo é versátil e possibilita combinações fora do óbvio. "Para quem gosta mais de textura e sobreposições, tecidos como veludo, tricô, peludinhos e cotelê nas jaquetas, bombers, blazers também dão um UP e um diferencial numa peça que é tão curinga".

As referências vão desde o figurino de Julia Roberts em "Uma Linda Mulher" a Mônica, do seriado Friends. Mas o que Amanda reforça é a sensação de segurança e bem-estar de usar uma calça que abraça a diversidade corporal. "Ela deixa tudo no lugar. É uma modelagem anatômica e respeita as curvas naturais do nosso corpo"

Assuntos Relacionados