Tem CD antigo em casa? Descubra por que ele pode valer ouro e como reutilizá-lo

Discos compactos não são mais considerados itens do passado

Escrito por
Redação producaodiario@svm.com.br
Vários CDs numa mesa branca
Legenda: CD tem ganhando relevância pelas diversas possibilidades de uso
Foto: Shutterstock

Com a mudança de comportamento e evolução da distribuição de música na era digital, o CD, item que marcou uma geração, agora retornou com outras possibilidades de uso, e até mesmo com valor agregado diferenciado, seja pelo saudosismo ou pelo potencial de reciclagem.

Porque CDs são valiosos?

Muitos dos discos compactos foram produzidos em uma época de grande produção musical, entre as décadas de 1970 até começo dos anos 2000, como coletâneas exclusivas, edições especiais de músicas feitas por artistas icônicos, o que por si só teriam valor inestimável no mercado de colecionadores.

Esse valor parte da ideia de pertencimento sobre a música, algo que no conceito de distribuição de música via música sob demanda, não é possível, pois com um CD, a ideia de exibir e ter literalmente a ‘música em mãos’, dá a sensação de privilégio que a distribuição por plataforma é impossível.

Outra mudança ligada aos CDs é a qualidade do som, que difere muito do atual modelo. Em um disco compacto não há compressão, e o material ganha um áudio de alta qualidade de 16-bit/44.1 kHz, que é a configuração padrão. Isso resulta em um som mais rico, detalhado e o mais fiel possível à gravação original, dando uma experiência auditiva única.

Veja também

Outros fatores contribuem para que o CD mantenha um padrão ainda elevado, como uma melhor remuneração aos artistas envolvidos na produção musical, pois os encartes traduzir toda a produção do produto, cujo valor é inestimável no sentido emocional do fã com o músico/cantor, o que contribui na longevidade da obra, sem depender, por exemplo, de assinatura em serviços de streaming.

Outras razões:

  • Reprodução da música sem precisar de acesso à internet, algo ligado à durabilidade.
  • Um CD comprado difere da distribuição numa plataforma, que pode ter álbuns e músicas retiradas quando há disputa por direitos autorais.

CD como item decorativo

Se você tem CDs em casa, com bastante imaginação, diversas ideias podem surgir a partir da reutilização do item, devidos os fatores ligados a duração do material e a base reflexiva, que favorece uma decoração interessante para compor ambientes em casa.

Para melhor funcionalidade dos ambientes e colaborar para a sustentabilidade, por exemplo, CDs podem funcionar como:

  • Porta-copos brilhantes: Ao cobrir os CDs com feltro na parte inferior, é possível decorar a superfície com tinta acrílica ou papel decorativo. Eles são resistentes e visualmente atraentes.
  • Espelhos decorativos: Cole pedaços de CD em molduras antigas ou superfícies planas. O efeito mosaico cria um reflexo tipo espelho muito interessante.
  • Móbiles ou apanhadores de sol: Corte CDs em formas ou deixe-os inteiros e pendure-os perto de uma janela. Eles refletem a luz do sol, criando um efeito arco-íris.
  • Relógios de parede: Com um mecanismo de relógio, transforme um CD em um relógio personalizado para sua casa.
  • Etiquetas para plantas: Corte o CD pela metade e escreva o nome das plantas com marcador permanente. Elas são resistentes à água e reutilizáveis.

>> Acesse nosso canal no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias. 

Assuntos Relacionados